OPINIÃO
 

"(...) Não é apenas o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, são pessoas apaixonadas por dois países que lutam para difundir valores históricos e culturais que nos unem.

Não é Brasil e Portugal, Portugal ou Brasil, as histórias se misturam, se confundem e se fortalecem até nas bênçãos das Nossas Senhoras, Fátima e Aparecida e nos tornam um só país."

Margarete de Carvalho Paterno, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, responsável pelo setor de Apoio Social

 

Leia mais »

 
 
Informações do CCLB
 
Portugal é eleito o melhor destino da Europa pelo Oscar do Turismo
Nossos Eventos
18 anos sem Amália
Nosso Conselho tem a alegria e orgulho em informar esta excelente notícia: considerada o “Oscar” do turismo, a World Travel Awards anunciou no final de setembro, os vencedores da 24ª edição da premiação que reconhece os melhores destinos, estabelecimentos e empresas do setor de turismo. Neste cenário, Portugal foi o grande vitorioso entre os destinos da Europa.
A tradição portuguesa se faz presente em diversas dimensões e a realização das festas em que se perpetua a maneira de ser da comunidade é uma realidade. Nossas festas, nossos eventos aí estão para mostrar o que há de bom na música, na gastronomia, na história luso-brasileira. Acompanhe e participe dos nossos acontecimentos que, com certeza, unem cada vez mais as duas nações.
Conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este gênero musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo. Trata-se da artista portuguesa Amália Rodrigues que morreu em seis de outubro de 1999 e assim aqui fica a homenagem do nosso Conselho a esta destacada e encantadora cantora que nos deixou há 18 anos.
Leia mais » Leia mais » Leia mais »
 
 
Notícias Brasil/Portugal
 
Theatro Municipal de fachada nova
Obras de Portinari no Museu do Chiado
Escritora lusa lança sua obra no Brasil
O Theatro Municipal de São Paulo, um dos prédios históricos mais conhecidos da cidade, está com as fachadas novas graças à Empresa Construtora Brasil (ECB), do grupo Mota-Engil, ligada à comunidade portuguesa, que doou os serviços de limpeza nas quatro fachadas externas, com investimento de aproximadamente R$ 500 mil.
Inaugurada recentemente, acontece até 30 de dezembro uma exposição com duas das melhores obras do artista brasileiro Cândido Portinari (1903-1962), resgatadas de um incêndio ocorrido em 1949, no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado.
A Oficina Raquel, o Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UNB) e o Camões – Centro Cultural Português em Brasília promoveram uma palestra com a premiada escritora portuguesa Teolinda Gersão. O encontro aconteceu no final de setembro, no Departamento de Teoria Literária e Literatura do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, onde a romancista e profª. Catedrática apresentou seu novo romance “A Cidade de Ulisses”, recentemente lançado no Brasil.
Leia mais » Leia mais » Leia mais »