OPINIÃO
 

"(...) Deste modo ressalto a importância de entidades que fortaleçam os laços entre Brasil/Portugal e vice-versa para manter acesas nossa cultura e tradições, além do convívio social, história e seu patrimônio.

Parabenizo o trabalho exercido pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que está sempre atento à comunidade representando-a, defendendo-a, informando-a e mantendo vivas nossas raízes o que a torna indispensável para a boa relação entre Brasil e Portugal no cultivo do respeito, amizade e união."

Ciça Marinho, fadista, compositora e psicóloga

Leia mais »

 
 
Informações do CCLB
 
A eterna Cecília Meireles
Nossos Eventos
Planejamento para 2018
Nosso Conselho é firme em perpetuar a vida e a obra dos personagens de nossa história ligados à comunidade. Desta vez exibe a poetisa, professora, pintora e jornalista brasileira Cecília Benevides de Carvalho Meireles, que nasceu no Rio de Janeiro em novembro de 1901 e morreu em 1964, também no Rio de Janeiro e também no mês de novembro. Órfã de pai e mãe, prematuramente, foi criada por sua avó portuguesa D. Jacinta Garcia Benevides e aos nove anos, começou a escrever poesia.
A gastronomia e a música são valores primordiais na preservação da cultura de um povo. As gerações vão se inteirando de seus princípios, exatamente porque esses itens têm o poder de agregar pessoas interessadas na continuidade da comunidade. Por isso nosso Conselho salienta seu total apoio às manifestações culturais das associações que, com arte e competência, defendem com muita garra a história da nossa sociedade.
Para definir as linhas básicas de atuação para o próximo ano de 2018, o Conselho realizou, na noite de nove de novembro, sua Assembleia Geral que também serviu para discutir a previsão orçamentária que, na oportunidade, foi aprovada por unanimidade. Tal resultado veio ao encontro dos objetivos da entidade que se mostra única nesta jornada de edificar ações políticas, sociais e culturais em favor da comunidade luso-brasileira.
Leia mais » Leia mais » Leia mais »
 
 
Notícias Brasil/Portugal
 
Educação une São Paulo e Portugal
Universidade do Porto condecorada pela Marinha Brasileira
Notas do Enem podem valer em Portugal
O setor da Educação aproxima mais o governo do Estado de São Paulo com Portugal. Em 27 de outubro último, foi assinado um protocolo de intenções entre a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e a Universidade Aberta de Portugal. O documento prevê maior intercâmbio de conhecimentos, alunos e professores entre as instituições e a expansão do acesso ao ensino superior público na modalidade de educação à distância.
A Marinha do Brasil condecorou em três de novembro último, a Universidade do Porto e o seu Reitor com a medalha "Amigo da Marinha". O reconhecimento chegou pelo trabalho desenvolvido na promoção do espaço e mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha e na divulgação da importância do mar para o país.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) assinou recentemente um convênio com o Instituto Politécnico da Maia (Ipmai), região do Porto, norte de Portugal, para que estudantes brasileiros possam usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de ingresso na instituição.
Leia mais » Leia mais » Leia mais »