OPINIÃO
 

"(...) Finalmente, destacaria a importância do conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, como espaço privilegiado de partilha de experiências, dando apoio e orientação aos brasileiros que pretendem ter um conhecimento de Portugal e vice-versa. E, ao mesmo tempo, lembrando-nos sempre que a cultura de um povo, embora em constante mutação, tem história, tem raízes que importam preservar para que não se apaguem para sempre."

Pedro Sirgado, gestor executivo de meio ambiente e sustentabilidade da EDP Brasil

Leia mais »

 
 
Informações do CCLB
 
São Paulo ganha obra de arte de Artur Bordalo II
Nossos Eventos
Camões para sempre

A cidade de São Paulo ganhou uma obra de arte de um dos mais reconhecidos artistas urbanos do mundo, o português Artur Bordalo II. A peça, um enorme bicho-preguiça feito de lixo, material descartável e pintura, ficará exposta permanentemente em frente ao Terminal da Lapa (Rua Guaicurus), na Zona Oeste, uma das regiões mais movimentadas da cidade.

É de interesse da nossa comunidade sempre preservar os usos e costumes que há séculos norteiam nosso povo. Seja pela gastronomia que se destaca sobremaneira entre os brasileiros, seja pela música, pela cultura e até mesmo pela religiosidade que sustenta cada um de nós. Este cenário propicia a realização de inúmeros eventos que demonstram a grandeza da nossa história. Participe!

Sempre preservando a história e os valores da comunidade, nosso Conselho presta uma justa homenagem àquele que é considerado o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade: Luís Vaz de Camões que, juntamente com Portugal e as Comunidades, é homenageado no dia 10 de Junho. Seu gênio é comparável ao de Virgílio, Dante, Cervantes ou Shakespeare e de suas obras, a epopéia Os Lusíadas é a mais significativa.

Leia mais » Leia mais » Leia mais »
 
 
Notícias Brasil/Portugal
 
Filme luso-brasileiro premiado em Cannes
Cabo-verdiano conquista o Prêmio Camões 2018
Livro da Turma da Mônica será lançado em Portugal

Boas notícias da Sétima Arte unindo Brasil e Portugal. O filme “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, dirigido pelo português João Salaviza e pela brasileira Renée Nader Messora, venceu o Prêmio Especial do Júri da Mostra Um Certo Olhar na 71ª edição de Cinema de Cannes que aconteceu entre oito e 19 de maio.

O escritor Germano Almeida, natural de Cabo Verde vence o Prêmio Camões 2018, em 21 de maio, em Lisboa. O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe Castro Mendes, e pela presidente da Biblioteca Nacional, Helena Severo, após reunião de quase duas horas do corpo de jurados.

Será lançado às 19 horas no próximo dia 11 de junho, no auditório Camões da Embaixada de Portugal em Brasília, o livro “Turma da Mônica: Uma Viagem a Portugal” com o escritor José Santos. A obra é uma divisão editorial da Mauricio de Sousa Produções, em parceria com a editora IMEPH. O lançamento oficial ocorreu na XVII Bienal Internacional do Livro de 2017, no Rio de Janeiro.

Leia mais » Leia mais » Leia mais »