OPINIÃO
 

"Para mim uma maneira muito simples de conhecer a cultura de outros países é através da gastronomia. E muito me honra fazer parte deste tão conceituado Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo".

Júlio Cruz, chef de gastronomia e empresário

Leia mais »

 
 
Informações do CCLB
 

Confraternização de lideranças

A eterna Florbela Espanca

Mensagem de Boas Festas

Nesta época de concórdia e de mais união, em decorrência das festividades natalinas que se aproximam, nosso Conselho reuniu grande parte das lideranças luso-brasileiras em um Almoço de Confraternização de fim de ano, envolvendo os presidentes das entidades, bem como sua diretoria, e que foi realizado no dia três de dezembro, no Grêmio Luso-Brasileiro, na Capital.

Nosso Conselho, sempre firme em perpetuar a vida e a obra dos personagens de nossa história ligados à comunidade, destaca neste mês de dezembro a vida da famosa poetisa portuguesa Florbela Espanca. Ela nasceu em oito de dezembro de 1884 em Vila Viçosa (Alentejo) e morreu, também, num dia oito de dezembro do ano de 1930, em Matosinhos.

Leia a mensagem de Boas Festas do Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, Manuel Magno Alves.

Leia mais » Leia mais » Leia mais »
 
 
Notícias Brasil/Portugal
 

Escritora brasileira vence Prêmio Oceanos de Literatura 2018

Instituto Camões quer levar a língua portuguesa para a Ibero-América

Música portuguesa na Unesp FM até março

Marília Garcia, poeta brasileira, foi a vencedora da edição 2018 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, antigo Portugal Telecom, no último sete de dezembro, pela coletânea de poesias "Câmera lenta". Ela ganhou R$ 100 mil e, pela primeira vez, o anúncio não aconteceu no Brasil. A cerimônia aconteceu em Lisboa, no Palácio da Ajuda.

De acordo com Luís Faro Ramos, presidente do Instituto Camões, “o português é muito mais que uma língua de literatura e de poetas como se acredita na Europa", e aponta a Ibero-América como o mercado de maior crescimento potencial para este idioma. A meta é conseguir que 40 países integrem o português nos currículos escolares.

Para homenagear a música portuguesa a Unesp FM, rádio universitária vinculada à Universidade Estadual Paulista (Unesp) e sediada no município de Bauru (SP), organizou dois programas dedicados a Portugal. “Tudo Isto é Fado”, uma série de 14 programas e “Música Portuguesa Moderna”, uma série de 13 programas. Todos semanais.

Leia mais » Leia mais » Leia mais »