OPINIÃO
 

"A primeira vez na vida em que se chega a Lisboa, o impacto é indescritível. Tudo,detalhe a detalhe, do aeroporto de Portela até a barra do Tejo, tudo apaixona, e vai muito além disso. É algo que atravessa a alma da gente. É o inexplicável.(...)"

Ruy Jobim Neto,
cineasta, autor teatral e cartunista

 

Leia mais »

 
 
Informações do CCLB
 

Camilo Castelo Branco, o eterno romancista

Exposição de artesanato português contemporâneo em São Paulo

Reunião da diretoria do CCLB

Foi o primeiro escritor de língua portuguesa a viver exclusivamente dos seus escritos literários. Romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor, Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em 16 de março de 1825 em Lisboa e morreu em junho de 1890 em São Miguel de Seide.

Nosso Conselho informa que de 23 a 27 de março acontece a exposição “O artesanato português contemporâneo” no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, com entrada gratuita. Durante cinco dias, os visitantes poderão conhecer o trabalho de mais de 25 marcas, todas inspiradas nas raízes, viagens e no modo de ser português.

Mais uma reunião ordinária da diretoria do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo aconteceu no último dia 14 de março, às 18h30, na Sala de Reuniões da Casa de Portugal, Capital.

Leia mais » Leia mais » Leia mais »
 
 
Notícias Brasil/Portugal
 

Palavras que o Português Deu ao Mundo

Portugal é o Melhor Destino Sustentável da Europa

Prêmio Literário Vergílio Ferreira para a brasileira Nélida Piñon

O português é língua oficial de quase 270 milhões de pessoas, em países da América, Europa, África e Ásia, sendo também ensinado em largas dezenas de países um pouco por todo o mundo. Mas tem ainda a particularidade de estar presente noutras línguas. É esse o tema do livro ‘Palavras que o Português Deu ao Mundo’, do linguista Marco Neves, que mostra quais são as palavras do português noutras línguas.

Pela primeira vez, Portugal recebeu o prêmio de Melhor Destino Sustentável da Europa, uma distinção anunciada durante a ITB Berlim, a principal feira internacional de turismo, realizada recentemente.

Em reconhecimento pela “latitude e profundidade da sua obra”, a escritora brasileira Nélida Piñon recebeu neste mês de março, o Prêmio Literário Vergílio Ferreira 2019, atribuído pela Universidade de Évora (UÉ), em Portugal.

Leia mais » Leia mais » Leia mais »