OPINIÃO
 

"(...) Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável."

Gerson Pereira, empresário, diretor da Acásia e Ruby Negócio Estratégico.

Leia mais »

 
 
Informações do CCLB
 

Conteúdo Cultural da USP Gratuito Online

Pedro Álvares Cabral, o Descobridor

Nossa homenagem pelo 22 de Abril

Em tempos de quarentena, nosso Conselho sugere que as pessoas se utilizem da plataforma USP Cultura em Casa, com mais de 30 institutos da universidade, entre unidades de ensino, órgãos culturais, museus e laboratórios. São diversos conteúdos culturais da Universidade de São Paulo (USP), em que o visitante pode escolher entre quatro diferentes editorias: arte, patrimônio cultural, ciências e comunidade.

Nesta edição nosso Conselho destaca o grande comandante militar e navegador português Pedro Álvares Cabral. Descendente de família nobre, este fidalgo estudou em Lisboa onde aprendeu literatura, história, cosmografia, artes militares e técnicas náuticas.

Desta vez nossa homenagem, de todos os anos, para comemorar o “22 de Abril”, Dia da Comunidade Luso-Brasileira e do Descobrimento do Brasil ficou em nossos pensamentos e em nossos corações. A pandemia que tomou conta do mundo mudou nosso comportamento e aglomeração de pessoas ficou fora da agendas de cada um de nós do Conselho.

Leia mais » Leia mais » Leia mais »
 
 
Notícias Brasil/Portugal
 

Voos de Repatriamento

Morreu Rubem Fonseca, Prêmio Camões 2003

Cinco de Maio é o Dia Mundial da Língua Portuguesa

O cônsul adjunto do Brasil em Lisboa, Eduardo Hosannah, admitiu que pode haver mais voos fretados para turistas e pessoas que residam em Portugal e estejam numa situação limite de vulnerabilidade, afirmou no início desta semana à Agência Lusa, por telefone. E acrescentou: “se for necessário, pediremos autorização a Brasília para a realização de mais voos e ampliamos o contrato com a companhia aérea TAP”.

O escritor brasileiro Rubem Fonseca, de 94 anos, morreu em 15 de abril último, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, vítima de infarto. Ele é considerado um renovador da literatura brasileira do século 20. Escritor de estilo direto, conciso, foi distinguido ao longo da carreira com importantes prêmios, entre eles o Prêmio Camões, em 2003.

Com o reconhecimento pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) cinco de maio é o dia mundial da língua portuguesa. Marco importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em nove países, quatro continentes e é a quinta mais utilizada no espaço da Internet.

Leia mais » Leia mais » Leia mais »