OPINIÃO
 

"(...) Os certificados de participação das atividades de nossa comunidade que o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo tem outorgado aos novos membros associados é a prova notória e insofismável de que há futuro nas interações entre os dois povos e, portanto, nossas casas regionais, dos nossos clubes, nossas instituições e o nosso órgão centralizador CCLB são (e sempre serão) atemporais."

Advogado e mestre Antonio Roberto Catalano Jr.

Leia mais »

 
 
Informações do CCLB
 

EDP e USP apresentam Peça Musical como um Hino de Fé frente à Pandemia

Camões, o Grande Poeta do Mundo

Fé e Esperança neste período difícil, enfatiza Dr. Magno

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico e uma das patrocinadoras da Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (OCAM), desafiou o maestro Gil Jardim, diretor artístico da Orquestra, a criar uma peça musical inédita para o período da quarentena. O resultado foi um surpreendente audiovisual, destinado a inspirar as pessoas a manterem a fé, a resistência e a união no enfrentamento da pandemia.

Ele é considerado o maior poeta de língua portuguesa e um dos maiores da Humanidade: Luís Vaz de Camões. O seu gênio é comparável ao de Virgílio, Dante, Cervantes ou Shakespeare e de suas obras, a epopéia Os Lusíadas é a mais significativa. E nosso Conselho presta uma justa homenagem em comemoração ao dia 10 de junho, dedicado a Camões.

O presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo – CLLB, Manuel Magno Alves, deu uma entrevista ao Jornal Mundo Lusíada, para o jornalista Igor Lopes, com foco neste especial tempo de pandemia pelo coronavírus. Acostumado às tradicionais manifestações culturais da comunidade portuguesa local, o Estado de São Paulo, assiste hoje à drástica redução de atividades desse grupo. Segue a entrevista.

Leia mais » Leia mais » Leia mais »
 
 
Notícias Brasil/Portugal
 

Livro da Turma da Mônica “Uma viagem a Portugal” ganha versão gratuita

Turismo do Brasil e de Portugal adotam Selo de Segurança

ENEM é aceito em 50 Universidades Portuguesas

Em comemoração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, no dia cinco de maio, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) liberou, gratuitamente, parte do conteúdo do livro da Turma da Mônica, Uma viagem a Portugal, lançado em 2017, pela editora Imeph.

Os governos brasileiro e português pensam novas formas de retomar o turismo diante da pandemia do novo coronavírus, que paralisou o turismo mundial e restrições de viagens para turistas internacionais em 100% dos destinos, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

São 50 instituições de ensino superior em Portugal que aceitam os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para ingresso de estudantes brasileiros em cursos de graduação. A última instituição do país europeu a firmar acordo com o Brasil foi o Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam), com sede na cidade do Porto.

Leia mais » Leia mais » Leia mais »