OPINIÃO
 

"(...) Nesse ponto, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo tem um papel relevante na construção da ponte entre Brasil e Portugal, estreitando o contato entre todos nós, portugueses e brasileiros, residentes nos respectivos países e, também, demais países lusófonos, com os Consulados locais. (...)"

Marco Antonio Marcondes Pereira, Procurador e Professor Universitário

 

Leia mais »

 
 
Informações do CCLB
 

1ª reunião da diretoria do CCLB em videoconferência  

O Centenário de Amália Rodrigues

Comemoração online para a nossa história em 10 de junho

A primeira reunião pelo sistema de videoconferência, da diretoria do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, aconteceu em 27 de maio de 2020, às 18h30, como resultado dos tempos de pandemia, em que a não aglomeração entre pessoas faz parte de uma série de precauções para se evitar o Covid-19.

Conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este gênero musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo. Trata-se da artista portuguesa Amália Rodrigues que morreu em seis de outubro de 1999. Assim aqui fica a homenagem do nosso Conselho a esta destacada e encantadora cantora que em primeiro de julho completaria 100 anos.

O nosso dia, 10 de junho, dedicado a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas foi comemorado, com muita emoção dos que sabem do significado de se perpetuar a nossa história. Só que de maneira diversa de tradicionais anos anteriores. Nosso Conselho promoveu a Live de Fados e Guitarradas para marcar esta data e deu certo, mesmo porque em período de Covid-19, aglomerações de pessoas não estão na ordem do dia, para o bem estar de todos.

Leia mais » Leia mais » Leia mais »
 
 
Notícias Brasil/Portugal
 

Prêmio Oceanos 2020

Dos países mais seguros do mundo, Portugal está em terceiro lugar

Aumenta população estrangeira em terras lusas e brasileiros lideram

A 18.ª Edição do “Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa” que acontece até dezembro de 2020 é organizado pela Associação Oceanos Expressivos da Língua Portuguesa. Destina-se a poetas, escritores, professores, pesquisadores, críticos literários, jornalistas e leitores em geral, e tem como objetivos promover a valorização e a divulgação da literatura em Língua Portuguesa e o intercâmbio cultural, com ações de incentivo à pesquisa, formação, produção e difusão da nossa língua.

Em meio à pandemia, boa notícia para os portugueses, uma vez que seu país manteve-se no terceiro lugar no Global Peace Index (GPI), ranking dos países mais seguros, ocupando o primeiro lugar entre os países da União Europeia (UE). Em comunicado recente o Ministério luso da Administração Interna destaca que no relatório do Institute for Economics & Peace, com cerca de 100 páginas, Portugal aparece na terceira posição apenas atrás da Islândia e da Nova Zelândia.

A população estrangeira residente em Portugal aumentou em 2019, pelo quarto ano consecutivo, totalizando 590.348 cidadãos, o valor mais elevado registrado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras desde o seu surgimento, em 1976. Os brasileiros lideram com mais de 25,6% do total dos detentores de autorização de residência permanente.

Leia mais » Leia mais » Leia mais »