Mensagem de Fim de Ano!

 

QUERIDOS AMIGOS DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA,

Estamos chegando ao final de 2.016, que mais uma vez não foi um ano fácil, em razão das turbulências políticas e econômicas que têm afetado o cotidiano de todos nós. Dificuldades que temos encarado com fé e otimismo na esperança de dias melhores, com um Brasil que haverá de resultar mais estruturado, em todos os segmentos.

Todavia, não obstante esse quadro sentido por toda a sociedade é certo que no decorrer deste ano de 2.016, as nossas associações luso-brasileiras, a exemplos de anos anteriores, cumpriram, com vigor, e o entusiasmo de sempre, as suas finalidades sociais, superando entraves e problemas conjunturais, cumprindo com muitos méritos a nobre missão de termos em cada entidade, em cada associação, um espaço vivo e dinâmico de convivência luso-brasileira, de manutenção e preservação dos nossos valores históricos e culturais. Nossos Grupos Folclóricos, como sempre, foram a moldura maravilhosa da nossa ação, não poupando esforços e sacrifícios para divulgar os costumes e tradições da terra e nossa gente.

Assim, estas instituições associações terminam o ano podendo afirmar, com certeza, que a missão ficou cumprida em mais este ciclo das nossas vidas.

É hora de ressaltar este fato e agradecer a todos os presidentes e demais dirigentes das nossas associações espalhadas por todo o estado de São Paulo, a cada componente dos grupos folclóricos pelo trabalho abnegado, pelo esforço renovado e sempre patriótico, que tem dado ensejo a um Movimento Associativo Luso-Brasileiro cada vez mais sólido e admirado.

É hora de agradecer aos patrocinadores que acreditaram em nosso trabalho, fazendo parte, portanto, dos resultados institucionais obtidos.

Também é necessário expressar a gratidão ao senhor Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Dr. Paulo Lopes Lourenço, que tem estreitado, cada vez mais, a parceria com a Comunidade, pelo que sempre poderá contar com ela no exercício de suas nobres funções. Na pessoa desse ilustre diplomata, queremos ainda saudar todos os demais funcionários e colaboradores do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, louvando o trabalho que vem realizando.

Em 2.017 é preciso que prevaleça a união de todos! Não vamos nos dispersar, pois ainda há muito a fazer e vocação de servir é o que não falta a Comunidade Luso-Brasileira.

Por isso, a agenda de trabalhos de representação e vigilância permanente do nosso patrimônio histórico e cultural está elaborada, com ênfase no próximo ano, para:

*Comemorações mais intensas das nossas datas cívicas, em especial o “Dia da Comunidade Luso-Brasileira”, com realização do Ato Cívico junto ao Monumento de Pedro Álvares Cabral e Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo, o “Dia de Portugal” também com Atos Cívicos e Sessão Solene na Assembleia Legislativa. Para estas iniciativas, desde já solicitamos que, a exemplo de anos anteriores, as associações indiquem pessoas, com serviços prestados, para serem homenageadas nas datas próprias;

*Participação da Comunidade na Campanha do Agasalho, do Fundo de Solidariedade do Palácio Bandeirantes;

*Atuação e acompanhamento dos trabalhos da Frente Parlamentar Luso-Brasileira da Assembleia Legislativa de São Paulo;

*Repetição do Encontro Jovem Luso-Brasileiro, e de folcloristas, visando uma maior integração entre a nossa juventude, com debate de temas atinentes;

*Implementação de um sistema mais dinâmico e eficiente do nosso site e boletim informativo;

*Realização mais intensa do já tradicional “Jantar dos Presidentes”, que propicia um amplo convívio e trocas de ideias entre os principais dirigentes da Comunidade;

*Fortalecimento do papel consultivo junto ao Consulado Geral de Portugal em São Paulo, com ações de apoio e sugestões, participação na elaboração da Agenda única e integrada, bem como aperfeiçoar a participação na entrega mensal das nacionalidades portuguesas atribuídas a luso-descendentes;

*Criação das Delegações no interior de São Paulo, visando expandir mais a ação do Conselho por todo o estado;

*Criação de um Fórum Permanente de Debates Luso-Brasileiros;

*Criação de um Núcleo da Memória da Comunidade Luso-Brasileira, com reunião de documentos, fotos, filme, livros etc;

*Integração mais forte ainda com todos os segmentos, em especial com o Sindicato da Indústria de Panificação, Sindicato de Bares e Restaurantes e Câmara Portuguesa.

Enfim, contamos com todas as forças da nossa coletividade para esse novo ciclo de realizações no qual a união e fortalecimento de todos os segmentos da coletividade serão de fundamental importância, visando à projeção cada vez maior da presença portuguesa em São Paulo.

O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, como órgão representativo e aglutinador precisa da participação e colaboração dos seus membros, dos seus integrantes naturais.

Desejamos a todos um Feliz Natal, na companhia de familiares e amigos e um Ano Novo repleto de realizações, saúde e muitas, muitas felicidades!

Que possamos, juntos, realizar um trabalho profícuo em prol da amizade de nossos países Brasil e Portugal!

Um forte abraço!

Antônio de Almeida e Silva
Presidente do CCLB

 
« Voltar para índice de notícias