Notícias  
Fátima vai marcar os 300 anos da Padroeira do Brasil
 

A comemoração em Portugal do centenário de Fátima remete ao ano de 1917, quando três pequenos pastores – os irmãos Francisco e Jacinta e Lúcia, prima dos dois – afirmaram ver a imagem de Nossa Senhora na Cova da Iria, a 2,5 quilômetros da cidade de Fátima. As aparições deram origem ao santuário, considerado um dos mais importantes do mundo e centro de propagação da devoção mariana.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul, no Brasil, no ano 1717. Conta a história que, nesse ano de 1717, três pescadores que atravessavam um período de grandes necessidades, saíram para pescar numa época escassa de peixes. Quando chegaram ao Porto de Itaguaçu (localizado a meio caminho entre São Paulo e o Rio de Janeiro), a primeira coisa que caiu nas suas redes foi o corpo de uma estátua, partida pelo pescoço.

Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Quando juntaram as duas partes repararam que se tratava de Nossa Senhora da Conceição. Depois deste momento, a pesca de peixes tornou-se abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus nesse momento singular. Desde então a Nossa Senhora passou a ser conhecida localmente como Aparecida, nome consagrado pela devoção popular. A Nossa Senhora Aparecida é hoje em dia reconhecida como a Padroeira do Brasil.

 
« Voltar