Opinião  
 

"Assim como boa parte dos brasileiros, minha ascendência origina-se do outro lado do atlântico. Meu sobrenome, Raposo, remete a uma tradicional família portuguesa do período medieval que, séculos depois, emigrou para o Brasil e aqui estabeleceu-se, assim como a maioria das famílias de portugueses, natos exploradores do mundo.

Entretanto, mesmo ciente das minhas origens, nunca tive o privilégio de estar tão próximo da comunidade portuguesa como agora. O BCG Brasil, sendo detido a 100% pelo banco do Estado Português, sempre teve como pilar de atuação apoiar a comunidade portuguesa no Brasil. E, após ser nomeado Diretor Presidente no banco, tive a oportunidade de conhecer ainda mais de perto a comunidade luso-brasileira e o trabalho que vem sendo desenvolvido nas diferentes vertentes de atuação das instituições portuguesas aqui presentes, como o Conselho da Comunidade Luso- Brasileira do Estado de São Paulo.

É importante destacar que o nosso acionista,o Grupo Caixa Geral de Depósitos, sempre valorizou a relevância e representatividade dos portugueses que vivem no Brasil: O Grupo Caixa Geral de Depósitos está presente no Brasil desde o século XIX, tendo sido um dos primeiros bancos estrangeiros a chegar ao país. Foi no ano de 1887, quando a Agência Financial de Portugal foi inaugurada, tendo sido o próprio Imperador Dom Pedro II o responsável pela autorização da atividade.

De lá para cá muita coisa mudou, mas a nossa missão continua a mesma: estar ao serviço das famílias, das empresas e das instituições portuguesas aqui presentes, não só no âmbito do serviço financeiro e econômico, mas também como parceiro de crescimento e de desenvolvimento sustentado, na defesa da nossa cultura e da nossa da história. Por isso, para nós é fundamental alimentar esta parceria com o CCLB e manter essa chama sempre acesa, afinal não há melhor forma de garantirmos a continuidade das nossas tradições e manutenção da memória de nossas raízes."

 
Fabio Sarandy Raposo, Diretor Presidente do Banco Caixa Geral Brasil
 
PERFIL
 

Fabio Raposo é Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.
Entre 2000 e 2009, trabalhou no ING Bank, ocupando como última posição a chefia da Mesa de Operações, responsável pelas áreas de câmbio, juros e dívida externa.
Trabalhou no Deutsche Bank, entre 1999 e 2000, como operador de câmbio sênior e de títulos da dívida externa da América Latina.
Teve passagem pelo J.P. Morgan &Co, entre 1995 e 1999, atuando como operador de câmbio sênior.
No Banco Caixa Geral Brasil foi responsável pela Tesouraria entre 2009 e 2015.
Em maio de 2015 foi promovido a Diretor Executivo Financeiro, responsável pela Tesouraria, Distribuição Institucional, Tecnologia e Facilities, cargo que ocupou até setembro de 2016.
Atualmente é Diretor Presidente no Banco Caixa Geral Brasil.

 
« Voltar