Notícias  
Nosso dia, Nossa História
 

De iniciativa do deputado estadual Fernando Capez, a solenidade realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo, no dia 13 de junho último, contou com a presença de grande parte da comunidade. Por sua vez, o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, Antônio de Almeida e Silva, ressaltou que “Portugal é o nosso berço de origem, Camões o poeta universal que representa o português de todos os tempos e as Comunidades Portuguesas que, espalhadas pelo mundo afora, garantem a essência de universalidade do nosso povo, dando-lhe uma dimensão absolutamente especial”.

E continuou: “como temos enfatizado sempre, não se trata de uma comemoração de rotina, porque acima de tudo é um dia de festa, de alegria renovada, em que os portugueses onde estão se situam com inteira consciência em nosso espaço cultural originário, no mundo da cultura lusíada, e manifestamos a nossa solidariedade profunda e a nossa inquebrantável vontade, não apenas de continuar Portugal, mas de construir o futuro que todos ansiamos”. Disse que basicamente, o “dia 10 de junho” é dia Nacional, no qual o papel pujante do homem lusíada é colocado em relevo, servindo para estabelecer uma corrente de amor e fé entre milhões de Portugueses que um dia tiveram que deixar o seu País, ligados e irmanados na saudade de seus pagos, de sua gente e de seus cantares.

O presidente do Conselho ressaltou que os milhões de cidadãos portugueses espalhados pelo mundo, e as suas Comunidades, constituem um elemento estrutural da nação portuguesa. “E, é através destas Comunidades que se confirma a vocação universalista e humanista de Portugal”.

Também à mesa, além do presidente Almeida e do deputado Capez, estavam o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço; Antônio dos Anjos, representante do Tribunal de Justiça; Saulo de Castro Abreu Filho, promotor de Justiça e secretário de Governo do Estado de São Paulo; Antero José Pereira – presidente do SINDIPAN e José Manuel Almeida – representante da Casa de Portugal.

Vale ressaltar que esta sessão solene na Assembléia Legislativa de São Paulo contou com a participação de inúmeros integrantes e autoridades da comunidade luso-brasileira e Banda da Polícia Militar, além da fadista Glória de Lourdes. E os seguintes grupos folclóricos enviaram casal de porta bandeiras: Casa Portugal São Paulo, Veteranos de São Paulo do Clube Português, Associação Portuguesa de Desportos, Pedro Homem de Mello, Arouca São Paulo Clube, Português Aldeias da Nossa Terra e Vilas de Portugal.

E como sempre ocorre nesta festividade, muitos são homenageados, como destaques da comunidade. São eles:

  • Ana Paula Fava – Representada por Alcineia Emmerick de Almeida
  • Sua Alteza Imperial e Real, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil.
  • Emidio Dias Carvalho (in memorian) - Guiomar Carvalho Neuding e Emidio
  • Dias Carvalho Jr (filhos que receberam pelo pai)
  • José Pinho dos Santos
  • Leandro Rodrigues Gonzalez Fernandez
  • Maria de Lourdes Ferreira Pereira
  • Manuel de Jesus Gonçalves
  • Nelly Martins Ferreira Candeias
  • Orlando Carlos Correia Tavares
  • Paulo Henrique Pinto Serra – recebeu por ele, Carlos José Rodrigues, presidente da Casa de Portugal do Grande ABC
  • Péricles Marques
  • Saulo de Castro Abreu Filho
 
« Voltar