Notícias  
Palavras que o Português Deu ao Mundo
 

O livro conta uma extraordinária volta ao mundo à procura das palavras que lhe demos. Encontramo-las no inglês, num fruto na Romênia, numa livraria em Nairobi, nas Maldivas, na boca dos árabes e dos japoneses… e em tantos outros lugares incríveis!

O português é uma língua de que há ecos nos quatro cantos do mundo.

Para lá dos seus falantes, muitos povos usam palavras de origem portuguesa sem o saberem. E o leitor? Sabia que é correto escrever «porfabor» na ilha de Curaçau? E que a palavra japonesa para botão é ¿¿¿ (botan)? Esta obra da Editora Guerra & Paz de 242 páginas, é o passaporte para o embrque numa das maiores aventuras de vida, uma viagem na gloriosa companhia da nossa língua, em busca das influências, das curiosidades e dos povos com que nos cruzamos na descoberta de novos mundos.

Marco Neves nasceu em Peniche e vive em Lisboa. Tem sete profissões, todas viradas para as línguas: tradutor, revisor, professor, leitor, conversador e autor. Não são sete? Falta est: é também pai, com o ofício de contar histórias.

É professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e diretor do escritório de Lisboa da Eurologos. Escreve regularmente no blogue Certas Palavras. Já publicou os livros Doze Segredos da Língua Portuguesa, A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa e o romance A Baleia que Engoliu Um Espanhol. Publicou também um ensaio literário, José Cardoso Pires e o Leitor Desassossegado.

Fonte: wook.pt

 
« Voltar