Opinião  
 

"A história entre os dois países não está ponteada apenas pela cultura, traços e costumes; quando se fala da natural irmandade entre os povos, logo se imagina a fidelidade do olhar e da amizade, pois são imagens que passaram por cinco séculos e que as ondas dos mares, mantiveram perpetuadas no peito em festa dos navegadores.
Herdamos, além das lembranças, a coragem, a ousadia, para a construção de um mundo de paz e que por onde as nações poderiam caminhar em busca de outras descobertas, sem que as glórias e as conquistas dos nossos antepassados ficassem mergulhadas no esquecimento.
A iniciativa do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, em resgatar ou preservar os laços de fraternidade entre brasileiros e portugueses, fortalece o respeito e o carinho destes povos, e também propaga os valores históricos da nossa gente.
O privilégio de sermos irmãos significa aprendermos as mesmas lições, extraindo dos homens de ontem, a sabedoria que brindará os nossos filhos a manter a tradição que nos consagra como nações abençoadas."


 
DR. FÁBIO DONATO GOMES SANTIAGO - PRESIDENTE DA BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE ARARAQUARA
 
PERFIL
 

Presidente da Beneficência Portuguesa de Araraquara e do plano de saúde Benemed, desde 1995, o advogado Fábio Donato Gomes Santiago implantou um programa de gestão próprio para transformar a instituição num dos 80 Melhores Hospitais do País. Filho de Fortunata e Fábio Gomes Santiago, sua vida profissional está mesclada por atuações no rádio e na televisão do interior, mas principalmente pela ousadia de encarar os desafios, assumindo com responsabilidade a área da Saúde Pública, um dos segmentos mais comprometidos na atualidade no Brasil.

A experiência adquirida ao realizar cursos na Fundação Getúlio Vargas e Faculdades COC em Ribeirão Preto, com especialização em administração hospitalar, foi fundamental para transformar a Beneficência Portuguesa em modelo para as instituições que atuam na Saúde Pública. Seu notável desempenho em administrar um hospital com 450 funcionários e um plano de saúde que atende cerca de 50 mil vidas, valeu a conquista do Prêmio Personalidade Empresarial em 2007, outorgado pela Associação Comercial e Industrial de Araraquara e Sindicato do Comércio Varejista.

Atua desde julho de 1979 nas áreas do Direito Civil, Comercial, Trabalhista e Criminal em Araraquara e outras Comarcas do Estado de São Paulo e outros Estados, tendo adquirido sólida vivência no campo do Direito Público e Privado, e prestado serviços como advogado contratado do Banco Bradesco S/A, UNIBANCO, Marítima - CIA de Seguros Gerais, COSESP - Companhia de Seguros do Estado de São Paulo e Nossa Caixa Nosso Banco; Procurador Jurídico da Câmara Municipal de Américo Brasiliense, Estado de São Paulo, de janeiro de 1993 a dezembro 1994 e Procurador Jurídico do Município de Américo Brasiliense, Estado de São Paulo, de janeiro 1997 até dezembro de 2004. Também atuou como Docente da Faculdade de Direito de São Carlos, da Escola Senac Henrique Bastos Filho, unidade de Araraquara, nas disciplinas Legislação Aplicada à Radiodifusão e Direito e Legislação, nos cursos de formação profissional e de técnicos em contabilidade.

Natural de Araraquara-SP (14 de fevereiro de 1955), é casado com Maria Cristina Terra Perez Santiago e pai de dois filhos: Gláucia, cursando atualmente o terceiro ano de Jornalismo na PUC Campinas e Alexandre, formado em Direito.


 
« Voltar