Opinião  
 

“Nasci em Lisboa, ao som das cantigas de São João, no hospital situado na antiga Praça Rio de Janeiro, hoje Príncipe Real. Morei em Lisboa vários anos, na Avenida Brasil. Passei também uma temporada nos Açores, onde residi em Angra do Heroísmo próximo ao Monte Brasil. Ou seja: a minha ligação com a amada pátria irmã esteve traçada desde sempre, alimentando o vínculo afetivo que mantenho com meus dois países. Ainda jovem, desembarquei em Curitiba, no Paraná, onde casei e vivo com minha família.

Desde 2011, fui eleito presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional, com sede em São Paulo, e tenho a felicidade de representar com muito orgulho milhares de profissionais que divulgam atrativos turísticos que unem, cada vez mais, a comunidade luso-brasileira. Uma comunidade que revela sua força e crescente relevância cotidianamente, sempre estimulada por entidades e iniciativas marcadas pelo espírito de cooperação. Entre elas, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo. Uma referência para todos aqueles que, como eu, apreciam e compartilham experiências exitosas."

 
Antônio Azevedo, presidente da ABAV
 
PERFIL
 

Antônio Azevedo atua na Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV desde 1989, quando ocupou diversos cargos no corpo diretivo da entidade, na regional Paraná. Em 1997, foi eleito pela primeira vez presidente da ABAV-Paraná e geriu a Associação até 2001. Posteriormente, voltou a presidir o cargo de 2005 a 2009 – totalizando quatro gestões. Neste período, coordenou como anfitrião o Congresso e Feira ABAV-99, o maior realizado durante a fase itinerante da entidade. Além disso, foi o idealizador do Salão Paranaense de Turismo, realizado anualmente, desde 1995.

Na ABAV Nacional, ocupou vários cargos. Foi Conselheiro em 1991, Conselheiro Fiscal entre 1995 e 2009, Vice-Presidente de 1999 a 2003 e Diretor do ICCABAV – Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV, entre 2005 e 2011. Além disso, coordenou a execução dos programas Proagência I, II e Benchmarking 2010, tendo participado diretamente nas gestões dos presidentes Sérgio Nogueira, Goiaci Guimarães, Tasso Gadzanis, João Martins e Kaká.

Durante a sua carreira, o administrador Antônio Azevedo acumulou grande experiência nas áreas públicas e privadas. Entre os cargos ocupados, ele foi vice-presidente da Associação Comercial e do Conselho Regional de Administração – ambos do Paraná –, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio-PR, membro dos Conselhos Estadual de Turismo, da Paraná Turismo, da Eco Paraná e do Municipal de Turismo de Curitiba. Além disso, foi Secretário de Turismo da Prefeitura Municipal desta cidade, entre 2001 e 2003.

Durante a sua carreira de sucesso, conquistou várias premiações. Entre elas, está o título de Personalidade Turística do Ano, concedido pela Associação dos Jornalistas de Turismo do Paraná – ABRAJET, por duas vezes. Também foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba, Assembleia Legislativa do Paraná e pelo Município de Foz do Iguaçu. Atualmente, Antonio Azevedo é sócio-diretor da Eventtour / Paraná Travel, desde 1987.

 
« Voltar