FOLCLORE
 
Grupo Folclórico da Casa dos Açores de São Paulo
 

O Grupo Folclórico da Casa dos Açores de São Paulo criado em 1981, tem como objetivo comum de seus quase 50 componentes, projetar uma manifestação espontânea da cultura do povo açoriano em terras brasileiras.

Os Açores são nove ilhas habitadas por uma população que fala a mesma língua e tem costumes afins, mas quando se expande em seus folguedos cada ilha pratica e interpreta a seu modo. A canção popular nasceu do amor e do trabalho. A mãe acalentando o filho, criou uma canção e no arranjo da casa criou outra. O homem, cavando a terra harmonizou outra canção mais bela. Os balhos açorianos possuem uma coreografia caracterizada por movimentos lentos e marcações de extrema simplicidade, mas rico em sua tradição. O povo balhava a sua vontade...

O instrumento típico dos nossos balhos é a viola da terra. A viola era um instrumento de estimação, seus pontos ferviam na alma dos tocadores e na de quem os ouviam; apaixonavam os namorados e a saudade dela se vivia, por isso a viola da terra era a companhia indispensável do nosso emigrante. Os nossos trajos são de meados do séc. XIX e inicio do séc. XX. O povo nos dias festivos apresenta-se geralmente com asseio e capricho, pela semana vestem-se de lã e linha que cultivavam.

Os homens usavam jaqueta, colete e carapuça de lã, o que vai de acordo com cada ilha. As mulheres com saias de lã de cores escuras, lenços e chapéus. Dança-se para mostrar quem é, e quem foi o povo açoriano. Por isso, há que ter consciência que dançando não somos um EU, mas a expressão de um povo. E em termos de folclore, não há melhor nem pior, há apenas o que é autentico. Defender o patrimônio é um gesto natural de quem defende a própria existência.

O folclore açoriano é acima de tudo a demonstração do sentimentalismo de um povo sofrido e trabalhador, porém esperançoso e patriota que se orgulha de ser açoriano.

O Grupo Folclórico da Casa dos Açores de São Paulo
Diretor: Geovani Moreira
Ensaiadora: Glauce Arruda Paes / Kelly Baptista
R. Dentista Barreto, 1282 / 03420-000 São Paulo SP
Tel: 2296-4890 fax 2942-0487 cel: 7680-2141
gfcasadosacores@hotmail.com
glauce.paes@hotmail.com kekabaptista@hotmail.com
casa-acores@ig.com.br