FOLCLORE
 
Rancho Folclórico Casa de Brunhosinho
 

Brunhosinho fica situada no nordeste trasmontano, em meio ao parque natural do Douro internacional. É uma aldeia de acesso excelente para quem visita todo o parque, assim como todo o Planalto Mirandês. A pequena região é conhecida pela sua famosa festa de Santa Barbara e de São Sebastião, além de monumentos como a Igreja Matriz (finais do séc. XVI), construção de traça românica; Capela de Santo Cristo; Fonte de mergulho e Cruzeiro.

Esta pequena aldeia de Trás-os-Montes é a cidade natal da família Pantaleão, que imigrou para o Brasil, e em 1991 fundaram a Associação Cultual e Recreativa “Casa de Brunhosinho”, que leva o nome em homenagem a cidade natal da família como forma de homenagear e com o intuito de manter viva a cultura portuguesa no Brasil, por meio de suas Noites Trasmontanas, com comidas típicas e grupo folclórico que dança músicas de diversas regiões lusitanas, com trajes variados.

Neste ano, em 31 de outubro, a Casa de Brunhosinho comemora seu 26º aniversário, e celebra a oportunidade de continuar divulgando a cultura portuguesa pelo Brasil. São diversas apresentações em clubes, festas particulares, religiosas, onde o grupo tem por finalidade divulgar a cultura e as tradições lusitanas para as colônias existentes no país, descendentes e todos que queiram compartilhar essa festa portuguesa.

“Quem é da região, não nega as tradições e morre de saudades” – Palavras do Sr. Domingos Pantaleão Presidente e Fundador da casa que, com muito orgulho e amor, divulga sua aldeia através da instituição desde sua inauguração.

 
 
 

Ensaiadoras: Maria de Fátima e Ana Lucia Batista
R. Georgina Diniz Braghiroli, 30 - São Miguel Paulista SP
Tel: 2041-0843 / 2514-5467
nati.paiva6@terra.com.br - casadebrunhosinho@gmail.com.br