FOLCLORE
 
Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello
 

Quantas vezes a dor, quantas vezes a saudade, quantas vezes o medo. O imigrante que parte de sua terra deixa nela uma história e traz consigo sonhos. Mas do seu lugar nunca se esquece, nem da sua gente, nem das suas tradições. E para onde vai, encontra quem, da mesma forma, tem em seu peito a vontade de ter o seu cantinho mais perto de si. Dessa vontade de portugueses e luso-descendentes de reviver suas origens e tradições, há 28 anos nasceu o Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello, com a pujança e alegria características do folclore português.

Fundado em 27 de novembro de 1988, adotou por nome “Pedro Homem de Mello” para homenagear aquele que foi o maior folclorista de Portugal. Iniciou seus ensaios no Santuário Nossa Senhora de Fátima no Sumaré. Esteve sediado no Clube Português de São Paulo por 10 anos. Ao completar seu 1º aniversário, o Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello lançou seu 1º LP e conta agora com quatro edições fonográficas editadas.

Com seus trajes, a alegria dos seus cantares e a vivacidade das suas danças, o Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello obteve inúmeros troféus e distinções em eventos da Comunidade Portuguesa de São Paulo, como por exemplo, “Rainha do Folclore” e “Melhor Tocata”.

Esteve em Portugal por cinco vezes (1990, 1992, 1994, 1997) e a última viagem em 2008, levando o folclore português e samba brasileiro. Foi o primeiro Rancho do Brasil a dançar em Belmonte, terra natal de Pedro Álvares Cabral (em 1997) e no Festival Internacional de Folclore de São Torcato em Guimarães, um dos mais importantes de Portugal (em 2008).

Seu vestiário é composto por trajes de Norte a Sul de Portugal, totalmente genuínos, sendo em sua maioria trajes regionais do Distrito de Viana do Castelo, muito coloridos, variados e ricos, confeccionados artesanalmente em Portugal. Além de instrumentos tradicionais do folclore português para compor uma tocata completa Inicialmente, apresentava danças e cantares de Norte a Sul de Portugal. A partir do ano de 1989, passou a envergar também os trajes variados das diversas regiões de Portugal, condizendo com seu repertório e foi o 1º Rancho Folclórico a se apresentar dessa maneira.

Há cerca de 8 anos, o Rancho optou por divulgar principalmente o folclore do Minho Litoral, destacadamentedo Concelho de Viana do Castelo, visando fazer um estudo mais focado, detalhado e, desta maneira, poder realizar um trabalho mais autêntico e próximo do original.

No início do ano de 2014, passou a envergar trajes e apresentar modas também do Minho Interior, especificamente os concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, levando a conhecer as diferentes formas com que o folclore se apresenta mesmo dentro de uma única região, no caso o Alto Minho.

Está sediado há um ano no Clube da Vila Maria, onde realiza seus ensaios todos os domingos e promove almoços com o objetivo de divulgar o trabalho do Rancho à Comunidade Portuguesa, além de arrecadar fundos para a manutenção do grupo. Também se apresenta em Casas Regionais da Comunidade e em eventos particulares.

Todos os anos, às vésperas da Páscoa e do Natal, realiza suas duas atuações mais importantes e especiais, na Provedoria da Comunidade Portuguesa do Estado de São Paulo, um lar que abriga idosos. É sempre um momento de grande emoção, quando os componentes podem levar alegria aos portugueses que recordam sua terra natal.

Atualmente, o Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello é composto por aproximadamente 50 componentes, entre eles portugueses, luso-descendentes e brasileiros, sendo a maioria, jovens entre 15 e 40 anos, que dispõem de seu tempo para colaborar com as atividades do grupo, ganhando em troca apenas o prazer de ali estar.

É assim que, sem ferir a originalidade do puro folclore, honra o nome de seu patrono e do nosso Portugal.

 

Presidente: Justiniano L. Macedo
Diretor de Folclore: André Luis C. Guilherme | Ensaiadora: Vanessa de Fátima macedo
Clube da Vila Maria
Rua Professora Maria José Barone, 483 - Vila Maria
Tel.: (11) 3241.0831 |Facebook/RANCHO FOLCLÓRICO PEDRO HOMEM DE MELLO