QUEM SOMOS
 
:: Missão/Estatuto »
  :: Funções »
  :: Diretoria »
  :: Realizações »
  :: Relatório de Atividades »
Realizações
 

Promover a união – Como entidade de convergência e de representação, o Conselho desenvolve ações planejadas e concretas destinadas à união e articulação de toda a Comunidade Luso-Brasileira, preservando seus relevantes valores e tradições.

Representação – O Conselho, entidade reconhecida internacionalmente, representa nossa comunidade perante autoridades e entidades brasileiras e portuguesas, influencia a formação de leis que pertinem aos luso-brasileiros, atua junto aos órgãos de representação diplomática, além de promover a defesa judicial e extrajudicial dos interesses da Comunidade Luso-Brasileira e dos associados.

Preservação de bens culturais e históricos – Fiscalização permanente dos bens culturais e históricos do patrimônio histórico luso-brasileiro, como o Monumento a Pedro Álvares Cabral, localizado no Parque do Ibirapuera.

Atos cívicos, atos festivos, atos beneméritos e eventos – São realizados diversos eventos, sob a coordenação ou apoio institucional do Conselho, tais como sessões solenes, reuniões, seminários, festas regionais, recepções de autoridades, encontros de negócios, almoços com personalidades de relevo e interesse para os associados e a comemoração de datas cívicas, como “22 de abril – Dia da Comunidade Luso-Brasileira e Descobrimento do Brasil”, “10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”. Organização da “Campanha do Agasalho – Comunidade Luso-Brasileira”, em parceria com Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, com inestimáveis resultados sociais.

Nova sede social “Comendador Valentim dos Santos Diniz” – Localizada na Casa de Portugal, devidamente equipada e informatizada.

WWW.CCLB.ORG.BR – Amplo portal da Comunidade Luso-Brasileira na Internet, com conteúdo qualificado e informativo.

Patrimônio Sócio-Cultural da Comunidade Luso-Brasileira – Trata-se de título oficial o qual será outorgado a associações, museus, monumentos, restaurantes ou outras instituições como justo reconhecimento pela inestimável contribuição para a difusão dos valores sociais, históricos e culturais que unem Brasil e Portugal.

Quadro de Honra dos Grandes Beneméritos da Comunidade Luso-Brasileira – Reconhecimento justo às personalidades de verdadeiro destaque e relevantes serviços prestados à Comunidade Luso-Brasileira.

Informação – Campanha de estímulo e informação acerca da obtenção de cidadania portuguesa, recenseamento eleitoral português, intercâmbio, entre outros assuntos de interesse.

Ordem do Mérito dos Descobrimentos – 22 de abril – Distinção que enaltecerá os que se destacarem no engrandecimento da Comunidade Luso-Brasileira.

Passaporte – Carteira de relacionamento do associado, que permitirá acesso aos diversos serviços do Conselho.

Clube de Serviços – Através da formalização de parcerias com empresas e órgãos diversos, o Clube de Serviços assegurará vantagens em vários níveis para associados e parceiros.

Previdência complementar da Comunidade Luso-Brasileira – Associada a instituição financeira sólida, permitirá um investimento seguro para o futuro dos interessados.

Apólice coletiva de seguros – Ampla redução de custos para associados.

Contrato coletivo de serviços de assistência médica – Redução das mensalidades para associados.

Criação de campanha publicitária – Mais do que em qualquer outro momento, mostra-se imprescindível uma ação ampla e organizada, voltada à valorização da Comunidade Luso-Brasileira e dos laços existentes entre Portugal e Brasil, a qual ensejará valiosos frutos.

Mapeamento de ativos – Compilação de todos os centros culturais, bibliotecas, monumentos e datas oficiais aprovadas pelas câmaras municipais, assembléias estaduais e instâncias federais ligados à Comunidade Luso-Brasileira.

Manual de Informações da Comunidade Luso-Brasileira – Detalhará os direitos e prerrogativas dos integrantes da Comunidade Luso-Brasileira.

Relações Institucionais - Estreitar relações com órgãos de representação de Portugal no Brasil e outras comunidades estrangeiras no Brasil, possibilitando valioso intercâmbio de experiências.

Revista COMUNIDADE, Boletim informativo e Clipping eletrônico – Contratação de assessoria de imprensa para a condução profissional dos assuntos que se relacionam à Comunidade Luso-Brasileira.

Fórum permanente de reflexão sobre a realidade dos Luso-Brasileiros – Debates mensais sobre temas do interesse da Comunidade Luso-Brasileira.

Orientação – Apoio aos associados no tratamento dos assuntos burocráticos específicos junto às administrações portuguesas e brasileiras.

Convívio social – Comunidade pressupõe unidade – para tanto, o Conselho estimula o relacionamento social e valoriza o networking entre os associados.

Advocacy – O reconhecimento dos valores luso-brasileiros para a transformação de sua imagem, políticas, leis e ações governamentais é uma prioridade e uma necessidade para a comunidade. Para essa transformação, são necessárias múltiplas estratégias, desde a pesquisa e a educação até a incidência política, com a prática do advocacy, fundamentada na produção de informação sólida, que se oriente a influir nas decisões de âmbito público, social e estatal, seja relacionado às políticas, às leis ou aos programas sociais. A influência ou a incidência política deve expressar valores ou idéias que suportem a defesa e promoção de uma nova imagem e respeitabilidade.