“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Adriana Calcanhoto nas Conferências do Estoril

Além de Adriana Calcanhoto, o evento contará também com o escritor angolano José Eduardo Agualusa, dois nomes da cultura e da língua portuguesa confirmados para a 6.ª edição das Conferências do Estoril, que decorrem nos dias 27 a 29 de maio, no campus da Nova School of Business and Economics, em Carcavelos.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, irá participar igualmente neste debate, subordinado ao tema “Desafios da Lusofonia”, que decorre no dia 27, pelas 14:45.

Os oradores irão tentar apontar caminhos para alguns dos principais desafios que se colocam à comunidade lusófona, como a erradicação da pobreza e a rejeição das desigualdades.

Para tal, urge desenvolver um espaço de justiça global que aprofunde o sentido de comunidade e reforce a cooperação entre países que se baseiam em valores, história e língua partilhados, salienta a autarquia, destacando que estes serão os pontos de partida para o debate.

Adriana Calcanhoto nasceu em 1965, em Porto Alegre, onde iniciou a sua carreira musical, que compreende a música popular brasileira – que lhe valeu dois Grammy Latino, um deles por melhor canção em língua portuguesa – e ainda livros e discos para crianças.

A artista é, desde 2015, “embaixadora” da Universidade de Coimbra, onde dá aulas, o que a leva a viver entre Coimbra e o Rio de Janeiro. José Eduardo Agualusa nasceu em Angola, viveu em Luanda, Lisboa, Olinda, Rio de Janeiro e Berlim, mas nos últimos anos passa mais tempo na Ilha de Moçambique. Escreveu 14 romances, que estão publicados em mais de 30 países, um dos quais, “Teoria Geral do Esquecimento”, ganhou o International Dublin Literary Award e foi finalista do International Man Booker Prize.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais desde 2011, é copresidente da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, tendo liderado durante vários anos os departamentos brasileiro e africano de empresas portuguesas nos setores de bens de consumo e turismo.

Outros oradores que já estão confirmados para a próxima edição das Conferências do Estoril são o ex-presidente da Bolívia Carlos Mesa, o jornalista e diretor do jornal venezuelano El Nacional, Miguel Otero, e a Nobel da Paz Rigoberta Menchú. Da mesma forma, Edmund Phelps, Nobel da Economia em 2006, e Svetlana Alexiévitch, Prémio Nobel da Literatura em 2015, vão marcar presença no evento.

Outras presenças confirmadas mais recentemente são o ex-presidente francês François Hollande e o antigo primeiro-ministro belga Guy Verhofstadt, assim como o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Sérgio Moro, que vai debater o combate à corrupção com a ex-procuradora-geral da República portuguesa Joana Marques Vidal.

No total, a organização estima que serão 158 horas de debate, com 900 participantes de 73 nacionalidades diferentes reunidos na 6.ª edição das Conferências do Estoril, em que se assinala também o 10.º aniversário desta iniciativa bienal.

Fonte: Portugal Digital

Já podemos agendar e participar dos próximos eventos em que as tradições de nossa gente se mantêm. Trata-se do folclore, da gastronomia, das reuniões da comunidade que sabem da importância do resgate da nossa história de dos nossos costumes. Vamos prestigiar!
A data que celebra o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, foi especialmente comemorada e muito importante para toda comunidade. Iniciativa do CCLB, tudo aconteceu no dia 13 de junho, sexta-feira, no Espaço José Saramago da Casa de Portugal, na Avenida da Liberdade, Capital. Casa cheia. Destaques, durante o evento, para as homenagens a personalidades da Comunidade Portuguesa com a Medalha Comendador Valentim dos Santos Diniz.
A população residente em Portugal aumentou pelo sexto ano consecutivo. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que, em 31 de dezembro de 2024, a população residente em Portugal foi estimada em 10.749,635 pessoas, mais 109.909 pessoas do que em 2023.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo