“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Missão
Missão

CCLB DESTAQUES

Missão
Mais uma vez nossa homenagem, de todos os anos, para comemorar o “22 de Abril”, Dia da Comunidade Luso-Brasileira e do Descobrimento do Brasil ficou em nossos pensamentos e em nossos corações. A pandemia que tomou conta do mundo, há mais de um ano, mudou nosso comportamento e a aglomeração de pessoas ficou fora da agendas de cada um de nós do Conselho.
Sempre atento às ações que envolvem a comunidade, nosso conselho informa que agora, as pessoas imigrantes ou naturalizadas que queiram se inscrever para participar da votação virtual, têm prazo até o dia dois de Maio.
Nesta edição nosso Conselho destaca o grande comandante militar e navegador português Pedro Álvares Cabral. Descendente de família nobre, este fidalgo estudou em Lisboa onde aprendeu literatura, história, cosmografia, artes militares e técnicas náuticas.
Comemorado em cinco de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, vai ser assinalado este ano em 44 países com mais de 150 atividades, notícia anunciada recentemente em Lisboa. A programação inclui conferências, colóquios, concertos, concursos literários e de poesia e iniciativas acadêmicas. No próprio dia cinco de maio haverá uma sessão oficial na capital de Portugal.
No dia 26 de abril último, foi assinalado o bicentenário do regresso de Dom João VI para Lisboa após 13 anos de reinado no Brasil. A transferência do soberano do Império de Portugal e sua Corte para o Rio de Janeiro, onde desembarcaram em 1808, gerou um forte impacto social, econômico e populacional na cidade. A partir de uma completa pesquisa nos anúncios de jornal publicados entre 1808 e 1821, o historiador e jornalista João Victor Pires revisita o cotidiano da sociedade carioca do período no livro “Classificados da Corte: o cotidiano do Rio de Janeiro joanino a partir dos anúncios de jornal”.
Na noite do último dia 19 de março o Museu da Língua Portuguesa promoveu em sua página no facebook, um bate-papo entre os escritores brasileiros Marília Garcia e Rafael Zacca e a portuguesa Matilde Campilho. A conversa mostrou a programação do Ronda, Festival de Poesia de Leiria (Portugal), numa parceria da Câmara de Leiria, organizadora do evento, e o museu brasileiro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Patrocinadores:
Premium
São Critóvão
Silver
BBR
Apoio:
Apoio
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo