“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Estatuto
Estatuto

REALIZAÇÕES

Estatuto

Promover a união
Como entidade de convergência e de representação, o Conselho desenvolve ações planejadas e concretas destinadas à união e articulação de toda a Comunidade Luso-Brasileira, preservando seus relevantes valores e tradições.

Representação
O Conselho, entidade reconhecida internacionalmente, representa nossa comunidade perante autoridades e entidades brasileiras e portuguesas, influencia a formação de leis que pertinem aos luso-brasileiros, atua junto aos órgãos de representação diplomática, além de promover a defesa judicial e extrajudicial dos interesses da Comunidade Luso-Brasileira e dos associados.

Preservação de bens culturais e históricos
Fiscalização permanente dos bens culturais e históricos do patrimônio histórico luso-brasileiro, como o Monumento a Pedro Álvares Cabral, localizado no Parque do Ibirapuera.

Atos cívicos, atos festivos, atos beneméritos e eventos
São realizados diversos eventos, sob a coordenação ou apoio institucional do Conselho, tais como sessões solenes, reuniões, seminários, festas regionais, recepções de autoridades, encontros de negócios, almoços com personalidades de relevo e interesse para os associados e a comemoração de datas cívicas, como “22 de abril – Dia da Comunidade Luso-Brasileira e Descobrimento do Brasil”, “10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”. Organização da “Campanha do Agasalho – Comunidade Luso-Brasileira”, em parceria com Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, com inestimáveis resultados sociais.

Nova sede social “Comendador Valentim dos Santos Diniz”
Localizada na Casa de Portugal, devidamente equipada e informatizada.

www.cclb.org.br
Amplo portal da Comunidade Luso-Brasileira na Internet, com conteúdo qualificado e informativo.

Patrimônio Sócio-Cultural da Comunidade Luso-Brasileira
Trata-se de título oficial o qual será outorgado a associações, museus, monumentos, restaurantes ou outras instituições como justo reconhecimento pela inestimável contribuição para a difusão dos valores sociais, históricos e culturais que unem Brasil e Portugal.

Quadro de Honra dos Grandes Beneméritos da Comunidade Luso-Brasileira
Reconhecimento justo às personalidades de verdadeiro destaque e relevantes serviços prestados à Comunidade Luso-Brasileira.

Informação
Campanha de estímulo e informação acerca da obtenção de cidadania portuguesa, recenseamento eleitoral português, intercâmbio, entre outros assuntos de interesse.

Ordem do Mérito dos Descobrimentos – 22 de abril
Distinção que enaltecerá os que se destacarem no engrandecimento da Comunidade Luso-Brasileira.

Passaporte
Carteira de relacionamento do associado, que permitirá acesso aos diversos serviços do Conselho.

Clube de Serviços
Através da formalização de parcerias com empresas e órgãos diversos, o Clube de Serviços assegurará vantagens em vários níveis para associados e parceiros.

Previdência complementar da Comunidade Luso-Brasileira Associada a instituição financeira sólida, permitirá um investimento seguro para o futuro dos interessados.

Apólice coletiva de seguros
Ampla redução de custos para associados.

Contrato coletivo de serviços de assistência médica
Redução das mensalidades para associados.

Criação de campanha publicitária
Mais do que em qualquer outro momento, mostra-se imprescindível uma ação ampla e organizada, voltada à valorização da Comunidade Luso-Brasileira e dos laços existentes entre Portugal e Brasil, a qual ensejará valiosos frutos.

Mapeamento de ativos
Compilação de todos os centros culturais, bibliotecas, monumentos e datas oficiais aprovadas pelas câmaras municipais, assembléias estaduais e instâncias federais ligados à Comunidade Luso-Brasileira.

Manual de Informações da Comunidade Luso-Brasileira
Detalhará os direitos e prerrogativas dos integrantes da Comunidade Luso-Brasileira.

Relações Institucionais
Estreitar relações com órgãos de representação de Portugal no Brasil e outras comunidades estrangeiras no Brasil, possibilitando valioso intercâmbio de experiências.

Revista COMUNIDADE, Boletim informativo e Clipping eletrônico
Contratação de assessoria de imprensa para a condução profissional dos assuntos que se relacionam à Comunidade Luso-Brasileira.

Fórum permanente de reflexão sobre a realidade dos Luso-Brasileiros
Debates mensais sobre temas do interesse da Comunidade Luso-Brasileira.

Orientação
Apoio aos associados no tratamento dos assuntos burocráticos específicos junto às administrações portuguesas e brasileiras.

Convívio social
Comunidade pressupõe unidade – para tanto, o Conselho estimula o relacionamento social e valoriza o networking entre os associados.

Advocacy
O reconhecimento dos valores luso-brasileiros para a transformação de sua imagem, políticas, leis e ações governamentais é uma prioridade e uma necessidade para a comunidade. Para essa transformação, são necessárias múltiplas estratégias, desde a pesquisa e a educação até a incidência política, com a prática do advocacy, fundamentada na produção de informação sólida, que se oriente a influir nas decisões de âmbito público, social e estatal, seja relacionado às políticas, às leis ou aos programas sociais. A influência ou a incidência política deve expressar valores ou idéias que suportem a defesa e promoção de uma nova imagem e respeitabilidade.

Patrocinadores:
Premium
São Critóvão
Silver
BBR
Apoio:
Apoio
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo