“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Grupos Folclóricos
História de Portugal

SÍNTESE DA HISTÓRIA DE PORTUGAL

História de Portugal

SÉCULOS I, II E III
Em Portugal:
A Península Ibérica está sob o domínio romano desde o século III a.C.
No Mundo:
Século I: Império Romano domina todo o Mediterrâneo. Difusão do Cristianismo.
Século II: Auge do Império Romano.
Século III: As grandes dimensões do Império Romano dificultam o governo, conduzindo a uma divisão temporária.

SÉCULOS IV, V, VI E VII
Em Portugal:
Chegada de tribos bárbaras (Vândalos, Suevos, Visigodos). Os Visigodos dominam a Península Ibérica.
No Mundo:
Século IV: O Cristianismo torna-se a religião oficial do Império Romano. Início das invasões dos povos bárbaros.
Século V: Tribos bárbaras (Visigodos, Hunos, Vândalos) pilham a cidade de Roma sucessivamente. Tribos germânicas (Anglos, Saxões, Jutes) invadem a Grã-Bretanha. Fim do Império Romano e início da Idade Média.
Século VI: Os Ostrogodos fixam-se em Roma. Os territórios romanos desde a actual Turquia ao Norte de África continuam as tradições romanas sob o nome de Império Bizantino.
Século VII: Maomé prega a palavra de Alá, conseguindo unificar várias tribos guerreiras. Início da expansão do Islão.

SÉCULO VIII
Em Portugal:
Os Muçulmanos invadem a Península Ibérica. Início da Reconquista Cristã com Pelágio, a partir do Reino das Astúrias.
No Mundo:
Século VIII: Início do reinado do rei franco Carlos Magno, que realiza reformas educativas e apoia as artes (Renascença Carolíngia).

SÉCULOS IX, X E XI
Em Portugal:
Reconquista Cristã.
No Mundo:
Século IX: O sistema feudal impõe-se a toda a Europa. Divisão do Império Carolíngio. Fundação dos primeiros estados russos em Kiev e Novgorod. Vikings exploram os mares e atacam os povoados costeiros. Vikings chegam à Islândia.
Século X: Vikings exploram os mares e atacam os povoados costeiros. Vikings chegam à Gronelândia. Os vikings recebem uma região que passa a chamar-se Normandia (Terra dos Normandos, homens do norte). O sistema feudal impõe-se a toda a Europa. O grão-príncipe de Kiev, Vladimir, torna-se cristão ortodoxo, obrigando à conversão da população.
Século XI: Artífices europeus formam guildas que regulamentam a aprendizagem, os preços e os pagamentos. Guilherme da Normandia invade a Inglaterra. Criação de um império turco nas regiões das actuais Arménia, Israel e Palestina. Na América do Norte, índios tornam agricultores, formando pueblos. Na China, aperfeiçoa-se a pólvora, que arde em vez de explodir. No Japão, a classe social dos samurais ganha grande destaque.

SÉCULO XII
Em Portugal:
Formação do Reino de Portugal. Início da 1ª dinastia com D. Afonso Henriques. Conquista de terras aos Muçulmanos.
No Mundo:
Século XII: Século das Cruzadas. Século das catedrais – construção de grandes catedrais góticas por toda a Europa. Formação da Liga Lombarda, composta pelas cidades-estado italianas depois de se tornarem independentes. Feiras com a duração de vários dias começam a acontecer por toda a Europa. Período áureo dos trovadores. Na América do Sul, surge o Império Inca.

SÉCULO XIII
Em Portugal:
Posse definitiva do Algarve marca o fim das guerras com os Muçulmanos no território português. Negociam-se as fronteiras de Portugal com Castela. Tomada de medidas visando o desenvolvimento do reino.
No Mundo:
Século XIII: Século das Cruzadas. Fundação de bancos em Itália para guardar o dinheiro dos cruzados; início de um sistema primitivo de cheques. S. Francisco de Assis forma a congregação dos monges franciscanos. Na Europa, os numerais árabes substituem os romanos. Genghis Khan conquista a Polónia, a Rússia, a Pérsia, a Índia e grandes extensões da China.

SÉCULO XIV
Em Portugal:
Na crise de 1383-85, Portugal recusa perder a independência e ter como rei um rei espanhol – o sucessor legítimo – iniciando-se então a 2ª dinastia com o rei D. João I, o Mestre de Avis.
No Mundo:
Século XIV: A Peste Negra chega à Europa. O Império Otomano conquista vastos territórios no Mediterrâneo e no Médio Oriente. Início da Guerra dos Cem Anos, que opõe França e Inglaterra. Na China, o imperador Chu Yan-Chang expulsa os mongóis e inicia a dinastia Ming. Na América do Sul, surge o Império Asteca.

SÉCULO XV
Em Portugal:
Os Muçulmanos são definitivamente expulsos da Península Ibérica. Início das Descobertas portuguesas – descoberta da costa africana e do caminho marítimo para a Índia.
No Mundo:
Século XV: Época do Renascimento. Separação das Igrejas Ortodoxas Russa e Grega. Casamento entre Fernando de Aragão e Isabel de Castela une os dois reinos. O Império Otomano derruba o Império Bizantino, tomando Constatinopla (rebaptizada Istambul), o que marca, tradicionalmente, o fim da Idade Média. Criação do Santo Ofício – a Inquisição – em Espanha. Cristóvão Colombo chega às Caraíbas.

SÉCULO XVI
Em Portugal:
Descoberta do Brasil, da Indonésia e do Japão. Tratado de Tordesilhas divide o mundo entre Portugal e Castela. Portugal perde a independência após a morte de D. Sebastião, iniciando-se então a dinastia Filipina, sob domínio espanhol.
No Mundo:
Século XVI: Época do Renascimento. Reforma Protestante. Exploração da América e estabelecimento de colónias. Ivan, o Terrível intitula-se czar (Imperador). Fernão de Magalhães realiza a circum-navegação. China atacada por mongóis e japoneses.

SÉCULO XVII
Em Portugal:
Vários países europeus (Inglaterra, França, Holanda) iniciam políticas de expansão marítima, capturando algumas colónias portuguesas. Restauração da independência de Portugal, iniciando-se a 4ª dinastia com o rei D. João IV. Portugal recupera algumas das colónias capturadas.
No Mundo:
Século XVII: Fundação de colónias inglesas na costa atlântica da América do Norte. Em França, reinado de Luís XIV, o Rei Sol. Criação da Comonwealth.

SÉCULO XVIII
Em Portugal:
Descoberta de ouro no Brasil traduz-se na construção de monumentos luxuosos em Portugal. Terremoto de 1755 e reconstrução de Lisboa. Reformas Pombalinas (Marquês de Pombal).
No Mundo:
Século XVIII: União dos reinos de Inglaterra e da Escócia. Na América, as colónias inglesas tornam-se independentes. Revolução Francesa. Início da Revolução Industrial.

SÉCULO XIX
Em Portugal:
Guerras liberais – conflitos entre facções absolutistas e liberais. A insignificância da indústria portuguesa e a incapacidade de realizar reformas eficientes conduzem o país a uma situação de atraso em relação aos restantes países europeus. Mapa Cor-de-Rosa e Ultimato inglês.
No Mundo:
Século XIX: Napoleão invade a Europa e declara-se Imperador. O Brasil torna-se independente. Várias colónias espanholas na América do Sul tornam-se independentes. A contínua chegada de colonos europeus à América do Norte conduz a um rápido crescimento do país. Corrida ao ouro na Califórnia e, mais tarde, no Yukon. Colonização da Austrália. Garibaldi unifica a Itália. Guerra Civil americana. Exploração da África e divisão do continente em colónias europeias.

SÉCULO XX
Em Portugal:
Implantação da República. Portugal declara bancarrota. Salazar, ministro das Finanças, sobe ao poder e inicia a ditadura conhecida por Estado Novo. Revolução dos Cravos. Entrada na CEE.
No Mundo:
Século XX: Primeira Guerra Mundial. A Grande Depressão. Guerra Civil de Espanha. Líderes fascistas chegam ao poder em vários países europeus. Segunda Guerra Mundial. A maioria das colónias torna-se independendente. Guerra Fria. Formação do Estado de Israel, de que resultam conflitos sucessivos. Guerra do Vietnã. Fim da Guerra Fria e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

SÉCULO XXI
Em Portugal:
Organização do Campeonato Europeu de futebol (Euro2004), considerado o melhor organizado de sempre.
No Mundo:
Século XXI: Guerra ao Terrorismo, onde se inserem os ataques do 11 de Setembro e 11 de Março, a Guerra do Afeganistão e a Guerra do Iraque. Terramoto e maremotos no Oceano Índico ceifam mais de duzentas mil vidas a 26 de Dezembro de 2004.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo