“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Nossa História, Nosso Dia

De iniciativa do deputado estadual Carlão Pignatari, a sessão solene que prestou homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi realizada no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo, na noite de 24 de junho último e contou com a presença de grande parte da comunidade.

Para o presidente do Conselho, Portugal tem pouco mais de 92 mil km quadrados e fica espremido entre a Espanha e o Oceano Atlântico.

“Graças ao ímpeto do Infante D. Henrique, também conhecido como Henrique, o Navegador, as caravelas portuguesas cruzaram os mares e, fazendo uso dos melhores conhecimentos científicos e práticos daquela época, fizeram grandes descobertas, a maior delas o Brasil”. Ressaltou que 10 de junho é também a data da morte de Camões, o maior poeta da língua portuguesa e um dos maiores da humanidade. “Autor da maior obra épica de Portugal e que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal, Luiz Vaz de Camões representava o gênio da Pátria na sua dimensão mais valorosa”.

Concluiu o presidente Magno seu discurso, referindo-se às comunidades portuguesas que evidenciam o significado de nossa história e da presença portuguesa, seja no Brasil seja nas diversas partes do mundo por onde nossa gente se espalhou. “Nessas terras se estabeleceram e nelas escreveram uma nova história, muitas vezes com sangue, suor e lágrimas, contribuindo com seu trabalho para o desenvolvimento de sua região e de suas cidades, fazendo ainda maior seu país de acolhimento. Viva Portugal e Viva o Brasil”.

Também à mesa, além do presidente do Conselho e do deputado Pignatari, proponente da sessão solene, estavam o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Nascimento; o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças e o ex-deputado e agora subprefeito do Jabaquara, Arnaldo Faria de Sá.

Vale ressaltar que esta sessão solene na Assembléia Legislativa de São Paulo contou com a participação de inúmeros integrantes e autoridades da comunidade luso-brasileira, além do Coral Cantares do Basalto da Casa dos Açores e diversos grupos folclóricos que enviaram casais de porta bandeiras. E como sempre ocorre nesta festividade, muitos são homenageados, como destaques da comunidade. Foram eles:

• Albino Cruz Lopes
• Antonio Eugênio Moreira Cabral
• Cesar Aires Ferreira Pereira
• Custódio Pereira
• Fernando José Ferreira Prado
• Marcelo Ascenção Pereira
• Marcos Victor dos Santos Pereira
• Maria Patricia Sampaio Bettencourt
• Sérgio Borges da Silva
• Tiago José Dias Rodrigues
• Valdir Pereira Ventura

A noite de 14 de abril de 2025 foi marcada por emoção, gratidão e memórias quando a Casa de Portugal de São Paulo inaugurou o Hall Monumental Comendador António dos Ramos, espaço dedicado à memória do mais longevo presidente da instituição, falecido no ano passado.
O ato solene comemorativo pela importante data de 22 de abril, “Dia do Descobrimento do Brasil” e da “Comunidade Luso-Brasileira” emocionou toda comunidade luso-brasileira presente. Tudo aconteceu no dia 27 de abril, domingo, na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã, que teve início às 11h30. Bom ressaltar que todos os participantes ficaram muito orgulhosos e mais unidos com este grandioso evento do nosso Conselho.
Com o reconhecimento pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) cinco de maio é o dia mundial da Língua Portuguesa. Trata-se de um marco importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em nove países. Trata-se do quinto idioma mais usado no mundo, o terceiro no Ocidente e o primeiro no Hemisfério Sul.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo