“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Cultura lusa na Festa do Imigrante em Santos

O evento realizado pela prefeitura marcará também a inauguração do bonde japonês, doado pelo governo de Nagasaki em 2014 e recuperado pela CET – ele será o 7º elétrico da frota do Museu Vivo Internacional do Bonde. No domingo (6) haverá apresentação dos ranchos folclóricos portugueses Veteranos Apaixonados pelo Folclore e Típico Madeirense; show de fados, com Ana Carla, Wallace Oliveira (guitarra portuguesa) e Sérgio Borges (viola de fado).

“Santos é uma cidade multicultural, que se formou do conjunto de imigrantes e incorporou grande variedade de referências”, comentou o secretário de Turismo do município, Odair Gonzalez, cuja pasta é responsável pelo evento. Ele lembra que a grande maioria dos moradores da cidade tem imigrantes entre seus parentes. “Por certo, eles guardam na lembrança histórias contadas por seus avós imigrantes, por exemplo, que contribuíram com costumes, habilidades e gastronomia para moldar nossa sociedade”.

O 1º Festival do Imigrante de Santos será aberto às 18h do dia 4 de outubro, com a chegada, à Estação do Valongo, do Bonde das Nações, que desde as 17h circulará com representantes portando bandeiras e roupas típicas da Alemanha, Espanha, França, Grécia, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido, além dos países árabes e do continente africano. Na sequência, haverá a abertura da Praça Gastronômica e, às 20h, show Rita Lee, com a cover oficial Nyna Lee & Rock’nboles.

PROGRAMAÇÃO

04/10 – sexta-feira
17h – Saída do Bonde das Nações
18h – Abertura do evento e da Praça Gastronômica
19h – show Rita Lee, com Nyna Lee (cover oficial) & Rock’nboles

05/10 –sábado
11h – JAPÃO, com solenidade de entrega do bonde doado pelo governo de Nagasaki, cidade-irmã de Santos, e apresentações de Dança de Dragão, Kenko Taissô, Gujo Odori, Nagasaki Fujinbu e do grupo de taikô Kyowa Daiko
11 às 13h – personagens itinerantes de ‘A Bela e a Fera’
11 às 16h – Visita monitorada à Garagem do Bonde Roberto Mehanna Khamis (carros históricos)
12h – ÁFRICA, com apresentação dos Amigos do Ballet Afro de Santos e Banda Querô-Arte no Dique
14h – PAÍSES ÁRABES, com apresentação do Studio Osíris de Danças
15h – Teatro de bonecos ‘Vovô, um imigrante’, com a Cia. Truks
16h – ITÁLIA, representada por Andrea Bocelli Duo – La Storia in Concert, com o tenor Germano Brissac e a soprano Fabiola Cariatti; Ballet Ana Rennó, de dança folclórica italiana
16h às 18h – Personagens itinerantes Pinocchio e Grilo Falante
18h – FRANÇA, apresentando Clássicos Franceses, com a cantora Gisele Afeche e Johnny Oliveira (violão); ‘Páginas, uma homenagem a Edith Piaf’, a cargo do Balé da Cidade de Santos 20h – show Tributo a Cazuza, com Fábio Exagerado & Banda Ideologia

06/10 –domingo
11h e 11h30 – Bonde Brincar ‘Santos, um porto de contos’, com Camila Genaro
11 às 16h – Visita monitorada à Garagem do Bonde Roberto Mehanna Khamis (carros históricos)
12h – ALEMANHA, representada pelo Grupo Folclórico Tirol
13h – GRÉCIA, com o Grupo Apolo de Danças Gregas
14h – ESPANHA, apresentação a cargo do Grupo Folclórico Caminos de España, do Centro Espanhol de Santos
14 às 16h – personagens itinerantes Peter Pan e Fada Sininho
15h – REINO UNIDO, representado por sapateado irlandês, com a Escola Livre de Dança de Santos
16h – PORTUGAL, com apresentação dos ranchos folclóricos Veteranos Apaixonados pelo Folclore e Típico Madeirense; show de fados, com Ana Carla, Wallace Oliveira (guitarra portuguesa) e Sérgio Borges (viola de fado)
18h – Teatro Infantil ‘A Branca de Neve’, com o Grupo Hora de Brincar
19h – show Tributo ao Queen, com a Banda Kings of the Queen

Fonte: Mundo Lusíada

Já podemos agendar e participar dos próximos eventos em que as tradições de nossa gente se mantêm. Trata-se do folclore, da gastronomia, das reuniões da comunidade que sabem da importância do resgate da nossa história de dos nossos costumes. Vamos prestigiar!
A data que celebra o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, foi especialmente comemorada e muito importante para toda comunidade. Iniciativa do CCLB, tudo aconteceu no dia 13 de junho, sexta-feira, no Espaço José Saramago da Casa de Portugal, na Avenida da Liberdade, Capital. Casa cheia. Destaques, durante o evento, para as homenagens a personalidades da Comunidade Portuguesa com a Medalha Comendador Valentim dos Santos Diniz.
A população residente em Portugal aumentou pelo sexto ano consecutivo. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que, em 31 de dezembro de 2024, a população residente em Portugal foi estimada em 10.749,635 pessoas, mais 109.909 pessoas do que em 2023.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo