“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
5.º Centenário da primeira volta ao mundo

O seminário reúne especialistas do Brasil, de Portugal e de Espanha, bem como de outros pontos da rota magalhânica na América do Sul, designadamente Argentina, Chile, Peru e Uruguai, para comemorar a contribuição dos países sul-americanos visitados pela frota da primeira viagem de circum-navegação.

Pela parte portuguesa, participam neste seminário, com apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, António Filipe Pimentel, que abordará o tema “Na Lisboa de Magalhães: o Museu Nacional de Arte Antiga e a exposição ‘A Cidade Global’”; e José Manuel Garcia, com uma intervenção sobre “A América do Sul na problemática da primeira volta ao mundo de Fernão de Magalhães”. Ressalta-se, ainda, a participação do Comandante Jorge Semedo de Matos, da Marinha Portuguesa, que falará sobre “Os navios de Magalhães, nas rotas do Extremo Oriente: das Ilhas Marianas a Timor”, bem como, pela parte brasileira, de Vera Ferlini, titular da Cátedra Jaime Cortesão (USP/Camões, I.P.).

Com comissariado científico de Paulo Roberto Pereira, historiador brasileiro que tem desenvolvido pesquisa no âmbito da história dos séculos XVI e XVII, este seminário visa propor reflexões sobre a expedição liderada pelos navegadores Magalhães e Elcano e sua inserção no processo de globalização, estabelecendo pontes entre o passado e o presente, revisitando a história sob uma perceptiva contemporânea.

Mais informações (programa e inscrições):
http://mhn.museus.gov.br/index.php/500-anos-da-primeira-volta-ao-mundo-e-tema-de-seminario-internacional

Fonte: Instituto Camões

A noite de 14 de abril de 2025 foi marcada por emoção, gratidão e memórias quando a Casa de Portugal de São Paulo inaugurou o Hall Monumental Comendador António dos Ramos, espaço dedicado à memória do mais longevo presidente da instituição, falecido no ano passado.
O ato solene comemorativo pela importante data de 22 de abril, “Dia do Descobrimento do Brasil” e da “Comunidade Luso-Brasileira” emocionou toda comunidade luso-brasileira presente. Tudo aconteceu no dia 27 de abril, domingo, na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã, que teve início às 11h30. Bom ressaltar que todos os participantes ficaram muito orgulhosos e mais unidos com este grandioso evento do nosso Conselho.
Com o reconhecimento pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) cinco de maio é o dia mundial da Língua Portuguesa. Trata-se de um marco importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em nove países. Trata-se do quinto idioma mais usado no mundo, o terceiro no Ocidente e o primeiro no Hemisfério Sul.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo