“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Morreu Rubem Fonseca, Prêmio Camões 2003

Escritor de estilo direto, conciso, foi distinguido ao longo da carreira com importantes prêmios, entre eles o Prêmio Camões, em 2003.

Coletâneas de contos como “Lucia McCartney” (1967), “Feliz ano novo” (1975), “O cobrador” (1979), A Grande Arte” (1983) e “Carne crua” (2018) e os romances “O caso Morel” (1973), “A grande arte” (1983) e “Agosto” (1990), são algumas das obras daquele que é considerado como o maior contista brasileiro.

Autor de livros como “O Caso Morel” (1973), “Feliz Ano Novo” (1976), “O Cobrador” (1979) e “A Grande Arte” (1983), Rubem Fonseca recebeu em 2003 o Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário da língua portuguesa, e recebeu também, por seis vezes, o Prêmio Jabuti, o principal galardão da literatura, no Brasil.

Em 2015 recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), pelo conjunto da sua obra. Em 2012, esteve em Portugal para receber o Prêmio Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, e em Lisboa, onde o município lhe entregou a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro. No mesmo ano, foi distinguido com o Prêmio Iberoamericano de Narrativa Manuel Rojas.

O escritor era apontado pela crítica como “o maior contista brasileiro da segunda metade do século XX”. “Carne crua”, o seu mais recente livro de contos inéditos, foi editado em 2018.

Contudo, antes de entrar no universo da literatura, o escritor, nascido em Juiz de Fora, município no interior do estado de Minas Gerais, formou-se em Direito e construiu uma carreira de seis anos na polícia civil, como comissário. Estreou na literatura em 1963, com o livro de contos “Os Prisioneiros”.

Este escritor brasileiro venceu cinco vezes o prémio Jabuti na categoria de Contos e Crônicas, pelos livros “Lúcia McCartney” (1969), “O Buraco na Parede” (1995), “Secreções, Excreções e Desatinos” (2001), “Pequenas Criaturas” (2002) e “Amálgama” (2014). Na categoria de Romance, o nonagenário venceu apenas uma vez, com “A Grande Arte” (1983).

Em 2015, quando obteve o Prêmio Machado de Assis, a Academia considerou “Rubem Fonseca um dos mais importantes ficcionistas contemporâneos brasileiros”, que “exerceu profunda influência na cena literária brasileira, inaugurando a tendência que Alfredo Bosi chama de ‘brutalista'”.

Conhecido também pela sua reclusão, e consequente recusa a dar entrevistas, Rubem Fonseca viveu a maior parte da sua vida no Rio de Janeiro, tornando-se numa das figuras da cidade.

Em 2012, quando esteve em Lisboa para receber a Medalha de Mérito Municipal, afirmou que “mais importante que esta grande honraria é o estar em Portugal”, terra de todos os seus antecessores. Num curto discurso, nos Paços do Concelho de Lisboa, o autor de “O Cobrador” disse que, juntamente com o irmão, foram os primeiros brasileiros de uma família portuguesa onde, em casa, o cotidiano era marcadamente português. Fonte: Agência Lusa

A tradição portuguesa se faz presente em diversas dimensões e a realização das festas em que se perpetua a maneira de ser da comunidade é uma realidade. Nossas festas, nossos eventos aí estão para mostrar o que há de bom na música, na gastronomia, na história luso-brasileira. Acompanhe e participe dos nossos acontecimentos que, com certeza, unem cada vez mais as duas nações.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou sua segunda reunião de Diretoria de 2024, em 22 de fevereiro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, mostrou que está muito atento em favor do avanço da entidade com o devido planejamento e com a participação do trabalho de muitos diretores do Conselho.
A cidade do Rio de Janeiro vai receber mais uma edição da iniciativa “Vinhos de Portugal no Brasil” nos dias 7, 8 e 9 de junho no Jockey Club Brasileiro. Já em São Paulo, o evento terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de junho e será realizado de quinta a sábado no Pavilhão da Bienal de São Paulo no Parque do Ibirapuera.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo