“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
O Centenário do Clube Português

E o Clube Português de São Paulo, a mais antiga associação, é um exemplo desta lida pela união dos portugueses e seus descendentes e que agora, neste mês de julho completou 100 anos.

Fundado em 14 de julho de 1920, o Clube Português de São Paulo agora é mais uma entidade centenária com muita história, muito glamour, muitas realizações e de uma época que não volta mais. Por todo este tempo impulsionou vários dos desportos nobres, entre os quais o esgrima, dinamizou igualmente suas atividades sócias recreativas, em especial, os bailes que despertaram o maior interesse não só da comunidade luso-brasileira, mas até mesmo da sociedade paulistana. Foi uma das primeiras entidades a organizar grupos folclóricos que marcaram época em São Paulo, ao mesmo tempo em que incentivou a música, o teatro e tantos outros programas artísticos culturais.

O Clube Português existe desde julho de 1920 e de lá para cá passou pelo centro de São Paulo, na rua Conselheiro Crispiniano e Avenida São João. A partir de 1968, já em sede própria, encontra-se devidamente instalado na rua Turiaçu, no bairro de Perdizes, zona Oeste da Capital, obra do então engenheiro Albino José Coelho da Rocha. Seus amplos salões hoje são palcos para a realização dos mais diversos eventos paulistas. O objetivo da entidade sempre foi o de agregar a colônia lusa para a manutenção de seus costumes e tradições. Fotos antigas dão conta desta missão e por isso, recebeu do governo português o grau de ‘Cavaleiro da Ordem Militar de Cristo’ e da ‘Ordem do Infante D. Henrique’. O primeiro presidente do Clube Português foi o comendador Antônio Pereira Ignácio, grande empresário que deu início ao Grupo Votorantim envolvendo itens como tecidos, cimento, cal, siderurgia e tijolos refratários.

No entanto, o que transforma em um orgulho permanente para sua diretoria e toda comunidade é a fantástica biblioteca que dispõe de cerca de 15 mil volumes, envolvendo a história de Portugal e do Brasil. Sempre recebem muitos pesquisadores, professores, pessoas interessadas em obras raras, pois grande parte do acervo é do século 19, como um D. Quixote, de Miguel de Cervantes de 1883 e o Novo Dicionário da Língua Portuguesa de 1878. Em meio a tantos livros preciosos, encontra-se o Lusíadas de Camões, numa edição de 1688 e outro Lusíadas numa edição monumental de luxo, encadernada em madeira com detalhes em bronze. Este é de 1898. E para quem aprecia fotos antigas, o clube tem em seus guardados um valioso álbum que mostra como se vivia na cidade de São Paulo em 1860.

Vale ressaltar que um dia antes, em 13 de julho a Casa de Portugal de São Paulo, localizada na Avenida da Liberdade, na Capital, completou 85 anos de história. A sede desta entidade é um edifício neocolonial de cinco andares. O hall de entrada está decorado com pinturas representando D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e o padre Manuel da Nóbrega, jesuíta português de muita importância na fundação de São Paulo. O edifício possui ainda salas para reuniões, restaurante, anfiteatro, galeria para exposições e um salão de festas com capacidade para 1000 pessoas.

E no dia 14 de agosto próximo, também em São Paulo, a Lusa – Associação Portuguesa de Desportos vai completar 100 anos de fundação, e prepara iniciativas online para marcar a data. Só para relembrar: a Associação Portuguesa de Desportos (inicialmente Associação Portuguesa de Esportes) foi fundada no dia 14 de agosto de 1920, a partir da fusão de cinco clubes portugueses da cidade de São Paulo: Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. A data remete à Batalha de Aljubarrota, quando Portugal tornou-se independente da Espanha em 1385.

Antero José Pereira, presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) informa que já está tudo organizado para as festividades de 22 de Abril, dia da “Comunidade Luso-Brasileira” e do “Dia do Descobrimento do Brasil”. Também será comemorado o 25 de Abril, pelos 50 anos da “Revolução dos Cravos”.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou sua terceira reunião de Diretoria de 2024, em 27 de março, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, mostrou-se otimista pela notável presença de muitos diretores do Conselho interessados no fortalecimento da entidade.
Harmonizar vinho e chocolate pode se tornar uma excelente experiência uma vez que se compreenda como adequar a bebida aos chocolates e às sobremesas de Páscoa. O primeiro passo é entender a estrutura dos vinhos e dos chocolates que serão degustados à mesa, que podem ser ao leite, amargo, nibs de cacau, com frutas, castanhas ou chocolate branco, entre outras opções.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo