“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Viva o Centenário da Portuguesa

“Junto ao presidente Antônio Carlos Castanheira, participamos da sessão solene, dos parabéns e do tradicional corte do gigantesco bolo e agora nosso Conselho presta esta homenagem ao nosso eterno time”, disse o presidente Magno.

Sempre é bom recordar um pouco da história da Portuguesa que na manhã do dia 14 de agosto, realizou o ato solene em comemoração ao centenário de fundação do clube no Átrio Cívico do Canindé. Na sequência, foi realizada uma solenidade restrita no Salão Nobre do Canindé, atendendo a todos os protocolos de saúde, por ocasião destes tempos de pandemia. Esse evento foi transmitido nas redes sociais do clube e teve, além dos parabéns, o tradicional corte do bolo.

O ato contou com presenças ilustres, como representante da Prefeitura de São Paulo, da Câmara Municipal, o Cônsul de Israel em São Paulo Alon Lavi, o Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, Manoel Magno e demais autoridades e componentes do corpo diretivo do clube. Por outro lado, essa foi apenas uma das ações realizadas pela agremiação na data do centenário quando então foi exibido o filme ‘Lusitanos – O Centenário da Portuguesa’, que conta a história da Lusa. A transmissão foi exibida pelo facebook do Netlusa.

Vale lembrar que a Associação Portuguesa de Desportos (inicialmente Associação Portuguesa de Esportes) foi fundada no dia 14 de agosto de 1920, a partir da fusão de cinco clubes portugueses da cidade de São Paulo: Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. A data remete à Batalha de Aljubarrota, quando Portugal tornou-se independente da Espanha em 1385.

Em 1956 foi adquirido o terreno do Canindé, dando início ao sonho de construção de um estádio próprio, que seria concretizado em 1972, com a inauguração do Estádio Independência, atual Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, o famoso Canindé em janeiro daquele ano, em partida realizada contra o Benfica (POR). Craques continuaram desfilando com a camisa lusa, entre eles Ivair, Orlando, Ditão e Félix na década de 60, e Enéas, Badeco, Cabinho e Basílio, heróis do título paulista de 1973.

A Portuguesa também começou a se desenvolver em outras modalidades: hóquei, ciclismo, atletismo, natação, vôlei, basquete e boxe foram alguns dos esportes que ganharam relevância ao longo dos anos. Já devidamente instalada no Canindé, a Lusa manteve sua tradição de revelar grandes jogadores, como Edu Marangon, Dener, Zé Roberto e Rodrigo Fabri. Do time inesquecível dos anos 1990, que chegou à final do Campeonato Brasileiro em 1996, passando pela Barcelusa de 2011, que encantou o Brasil na conquista da Série B de 2011 até 2020, quando são completados 100 anos de fundação, uma história gloriosa e centenária que continua a ser escrita. Hoje disputa a Série A-2, segunda divisão paulista.

Fonte: Portal da Portuguesa

A noite de 14 de abril de 2025 foi marcada por emoção, gratidão e memórias quando a Casa de Portugal de São Paulo inaugurou o Hall Monumental Comendador António dos Ramos, espaço dedicado à memória do mais longevo presidente da instituição, falecido no ano passado.
O ato solene comemorativo pela importante data de 22 de abril, “Dia do Descobrimento do Brasil” e da “Comunidade Luso-Brasileira” emocionou toda comunidade luso-brasileira presente. Tudo aconteceu no dia 27 de abril, domingo, na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã, que teve início às 11h30. Bom ressaltar que todos os participantes ficaram muito orgulhosos e mais unidos com este grandioso evento do nosso Conselho.
Com o reconhecimento pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) cinco de maio é o dia mundial da Língua Portuguesa. Trata-se de um marco importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em nove países. Trata-se do quinto idioma mais usado no mundo, o terceiro no Ocidente e o primeiro no Hemisfério Sul.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo