“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Viva o Centenário da Portuguesa

“Junto ao presidente Antônio Carlos Castanheira, participamos da sessão solene, dos parabéns e do tradicional corte do gigantesco bolo e agora nosso Conselho presta esta homenagem ao nosso eterno time”, disse o presidente Magno.

Sempre é bom recordar um pouco da história da Portuguesa que na manhã do dia 14 de agosto, realizou o ato solene em comemoração ao centenário de fundação do clube no Átrio Cívico do Canindé. Na sequência, foi realizada uma solenidade restrita no Salão Nobre do Canindé, atendendo a todos os protocolos de saúde, por ocasião destes tempos de pandemia. Esse evento foi transmitido nas redes sociais do clube e teve, além dos parabéns, o tradicional corte do bolo.

O ato contou com presenças ilustres, como representante da Prefeitura de São Paulo, da Câmara Municipal, o Cônsul de Israel em São Paulo Alon Lavi, o Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, Manoel Magno e demais autoridades e componentes do corpo diretivo do clube. Por outro lado, essa foi apenas uma das ações realizadas pela agremiação na data do centenário quando então foi exibido o filme ‘Lusitanos – O Centenário da Portuguesa’, que conta a história da Lusa. A transmissão foi exibida pelo facebook do Netlusa.

Vale lembrar que a Associação Portuguesa de Desportos (inicialmente Associação Portuguesa de Esportes) foi fundada no dia 14 de agosto de 1920, a partir da fusão de cinco clubes portugueses da cidade de São Paulo: Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. A data remete à Batalha de Aljubarrota, quando Portugal tornou-se independente da Espanha em 1385.

Em 1956 foi adquirido o terreno do Canindé, dando início ao sonho de construção de um estádio próprio, que seria concretizado em 1972, com a inauguração do Estádio Independência, atual Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, o famoso Canindé em janeiro daquele ano, em partida realizada contra o Benfica (POR). Craques continuaram desfilando com a camisa lusa, entre eles Ivair, Orlando, Ditão e Félix na década de 60, e Enéas, Badeco, Cabinho e Basílio, heróis do título paulista de 1973.

A Portuguesa também começou a se desenvolver em outras modalidades: hóquei, ciclismo, atletismo, natação, vôlei, basquete e boxe foram alguns dos esportes que ganharam relevância ao longo dos anos. Já devidamente instalada no Canindé, a Lusa manteve sua tradição de revelar grandes jogadores, como Edu Marangon, Dener, Zé Roberto e Rodrigo Fabri. Do time inesquecível dos anos 1990, que chegou à final do Campeonato Brasileiro em 1996, passando pela Barcelusa de 2011, que encantou o Brasil na conquista da Série B de 2011 até 2020, quando são completados 100 anos de fundação, uma história gloriosa e centenária que continua a ser escrita. Hoje disputa a Série A-2, segunda divisão paulista.

Fonte: Portal da Portuguesa

Antero José Pereira, presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) informa que já está tudo organizado para as festividades de 22 de Abril, dia da “Comunidade Luso-Brasileira” e do “Dia do Descobrimento do Brasil”. Também será comemorado o 25 de Abril, pelos 50 anos da “Revolução dos Cravos”.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou sua terceira reunião de Diretoria de 2024, em 27 de março, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, mostrou-se otimista pela notável presença de muitos diretores do Conselho interessados no fortalecimento da entidade.
Harmonizar vinho e chocolate pode se tornar uma excelente experiência uma vez que se compreenda como adequar a bebida aos chocolates e às sobremesas de Páscoa. O primeiro passo é entender a estrutura dos vinhos e dos chocolates que serão degustados à mesa, que podem ser ao leite, amargo, nibs de cacau, com frutas, castanhas ou chocolate branco, entre outras opções.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo