“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Emigrantes lusos em rede para fazer negócios

A plataforma já conta com quatro mil inscrições de 124 países, um número que seria muito maior se a pandemia da Covid-19 não tivesse atrasado o processo de divulgação, como disse à agência Lusa o presidente da Fundação AEP, Luís Miguel Ribeiro. “Estavam previstas oito ações de ativação com as comunidades portuguesas desses países. A pandemia obrigou a suspender as ações e por isso os impactos são mais lentos”, acrescentou.

Com uma diáspora de cinco milhões, os quatro mil inscritos ainda não são muito significativos, devendo em breve conhecer um incremento, mas já é elevado o número de países de origem: 124. “Isto dá uma ideia de onde estão os portugueses”, disse o presidente da AEP, para quem a presença dos portugueses no mundo é “um ativo para a criação de oportunidades de negócio”. Os países com mais portugueses registrados são o Reino Unido, a França, Angola, Alemanha e Suíça.

As questões burocráticas e o enquadramento legal dos possíveis negócios são matéria da informação disponibilizada nesta Rede Global da Diáspora que fomenta o negócio nos dois sentidos, através da venda de produtos portugueses no estrangeiro e mediante investimentos em Portugal. Para Ribeiro, a rede também aproxima os portugueses através de uma aplicação que indica o local mais próximo onde se encontra o produto procurado, em qualquer parte do mundo.

Os produtos mais procurados têm disso os ligados ao setor agroalimentar, o que está relacionado com a saudade dos nossos emigrantes, aliada à qualidade dos produtos portugueses. O pastel de nata, o café ou o vinho portugueses estão entre os mais procurados, mas também instituições e associações de portugueses. A diáspora portuguesa é constituída por cerca de cinco milhões de portugueses, quase metade da população residente em Portugal.

Fonte: Mundo Lusíada

Antero José Pereira, presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) informa que já está tudo organizado para as festividades de 22 de Abril, dia da “Comunidade Luso-Brasileira” e do “Dia do Descobrimento do Brasil”. Também será comemorado o 25 de Abril, pelos 50 anos da “Revolução dos Cravos”.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou sua terceira reunião de Diretoria de 2024, em 27 de março, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, mostrou-se otimista pela notável presença de muitos diretores do Conselho interessados no fortalecimento da entidade.
Harmonizar vinho e chocolate pode se tornar uma excelente experiência uma vez que se compreenda como adequar a bebida aos chocolates e às sobremesas de Páscoa. O primeiro passo é entender a estrutura dos vinhos e dos chocolates que serão degustados à mesa, que podem ser ao leite, amargo, nibs de cacau, com frutas, castanhas ou chocolate branco, entre outras opções.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo