“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Marcelo Rebelo de Sousa é reeleito Presidente de Portugal

O presidente reeleito venceu na maioria dos países do continente europeu onde existem eleitores portugueses e no Brasil obteve 74% dos votos. Com todos os 10 consulados apurados segundo dados do Ministério da Administração Interna, 2.926 luso-brasileiros participaram das eleições num universo de 250 mil inscritos.

A candidata de esquerda Ana Gomes e o parlamentar de extrema direita André Ventura disputavam um distante segundo lugar, com as pesquisas dando a Ana 13-17% dos votos e a Ventura, cujo partido obteve apenas 1,3% dos votos nas eleições parlamentares de 2019, 9-14%.

Vale destacar que pesquisas das principais emissoras TVI, RTP e SIC deram a Rebelo de Sousa, ex-comentarista de TV conhecido por sua personalidade calorosa e hábito de tirar selfies com torcedores, 56-62% dos votos, acima de 52% de vitória em 2016.

À RTP, Marcelo Rebelo de Sousa falou em sua casa, em Cascais, sobre a sua reeleição, declarando: “só começa dia nove de março. Temos de esperar para ver. Serão cinco anos todos eles muito diferentes entre si, como foram os do primeiro mandato. A pessoa é a mesma. As circunstâncias mudam, mas a pessoa é a mesma”.

Fontes: CNN Brasil e Mundo Lusíada

Nosso Conselho informa que a presença do português no mundo e as trocas linguísticas entre os oito países lusófonos são temas da segunda mesa do webinário Língua portuguesa e direitos humanos: a reabertura do MLP, promovido pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
O mês de Maio nos deu o poeta, contista e ficcionista português Mário de Sá-Carneiro, um dos grandes expoentes do Modernismo em Portugal e um dos mais reputados membros da Geração d‘Orpheu. Por isso nosso Conselho presta homenagem a este artista consagrado. Precoce, inicia-se na poesia com 12 anos, sendo que aos 15 já traduzia Victor Hugo, e com dezesseis, Goethe e Schiller.
Cresce a leva de brasileiros cada vez olhando com maior interesse para terras lusitanas, também em tempos de pandemia. Um novo canal que vai abordar muito de Portugal é o podcast ‘Se Calhar’, criado recentemente pelo jornalista brasileiro Paulo Markun e disponibilizado em diversas plataformas, como o Spotify.
Patrocinadores:
Premium
São Critóvão
Silver
BBR
Apoio:
Apoio
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo