“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Alunos do Conservatório de Tatuí com Bolsas de Estudo em Portugal

Os jovens talentos foram selecionados para integrar a Orquestra Metropolitana de Lisboa e frequentar a Escola Profissional da Metropolitana. Já estão matriculados e contaram com ajuda de amigos para que a família pudesse se mudar para o novo país.

Ambos iniciaram os estudos musicais por volta dos sete anos, no Projeto Guri de Praia Grande e, depois, de Jundiaí. Ali, tiveram aulas de teoria, flauta doce e canto coral, até chegarem à idade de escolher um instrumento musical, quando optaram pelo violino. Três anos mais tarde, por razões pessoais, a família teve que se mudar para o Rio Grande do Sul, onde não havia Projeto Guri, e passou a buscar novas opções musicais para os filhos.

Pouco tempo depois, Pedro venceu o 1º Concurso de Violino da Casa da Música de Porto Alegre, na categoria de 9 a 11 anos, além de diversos outros concursos e festivais. Até conseguir entrar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Segundo a mãe dos estudantes, Claudia Cristiane Marcondes Pessan,, tratava-se de um curso de extensão para maiores de 18 anos. “Mas eles passaram na seleção e a faculdade abriu uma exceção. E me convidaram para acompanhar as aulas, porque o Ministério da Educação não permitia que eles fossem sozinhos na mesma classe com alunos maiores de idade. Eles tinham 9 e 11 anos, no meio dos jovens de 18 ou mais”, acrescenta.

No final de 2019, a família foi aconselhada a voltar para São Paulo, e acabaram passando no processo para o Conservatório de Tatuí. “Só havia duas vagas em violino para gente do Brasil todo. Sinceramente, não tinha muita expectativa de que eles passariam”, disse a mãe. Pedro passou em primeiro lugar. Os outros filhos Samuel e Ana Beatriz (9 anos) ficaram na lista de espera e, depois foram chamados.

A família toda mudou-se para Tatuí. “O Conservatório de Tatuí é conhecido no mundo inteiro. E aqui eles teriam aulas adequadas para a faixa etária deles. Era um outro universo, uma linguagem diferente e eles estavam muito animados porque teriam amigos músicos da idade deles. Além disso, tinha o curso de harpa, que minha filha queria. E pesquisei também que é a única escola que recebe crianças a partir de quatro anos de idade. Eu tenho uma filha harpista, dois violinistas, eu estudo violoncelo – falei que viveria a vida inteira aqui”, afirmou.

Portugal
Em agosto de 2020, sabendo dessas vagas em Portugal, ficaram incentivados para as inscrições. Selecionados, Samuel deve cursar três anos do Ensino Médio e Pedro cumprirá dois anos finais do Ensino Fundamental e mais três anos do Ensino Médio. Ambos farão as aulas de música e prática orquestral no contraturno.

Vale ressaltar que fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” – Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007.

Fontes: Conservatório Musical de Tatuí e Mundo Lusíada

Nosso Conselho informa que na sequência da alteração legislativa introduzida pela Portaria n.º 23/2021, de 28 de janeiro, que define a Medida de Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal, no âmbito do Programa Regressar, destacam-se as seguintes alterações:
Foi o primeiro escritor de língua portuguesa a viver exclusivamente dos seus escritos literários. Romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor, Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em 16 de março de 1825 em Lisboa e morreu em junho de 1890 em São Miguel de Seide. Esta é uma homenagem do nosso Conselho que sempre enaltece as grandes figuras do cenário português.
Boas notícias para o mercado português: as exportações de vinhos sobem 3,2% para 846 milhões de euros em 2020 impulsionadas pelo Brasil. Este bom cenário parece não ter sido afetado pela pandemia e inclusive registrou subidas na ordem dos 26,9% no Reino Unido, 26,5% no Brasil e 13,5% nos EUA em termos de volume.
Patrocinadores:
Premium
São Critóvão
Silver
BBR
Apoio:
Apoio
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo