“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
O Inesquecível Garrett

Nasceu na cidade do Porto (Portugal) em quatro de Fevereiro 1799 e morreu em Lisboa em nove de Dezembro de 1854. Seus romances possuíam um forte caráter dramático. Participou também da política, escrevendo sobre este tema. Produziu textos históricos, críticos e diplomáticos.

Possuía um talento flexível para escrever, imprimindo em suas obras uma notável individualidade, elegância e originalidade. Embora tenha se dedicado a vários gêneros literários, foi na poesia e no teatro que mais ganhou destaque. Suas obras “Camões” e “Frei Luis de Sousa” ganharam grande importância no mundo literário.

José Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett foi um importante poeta e romancista português do século XIX. É considerado um dos mais importantes escritores do romantismo português.

Em 1816 foi estudar na Universidade de Coimbra, frequentando o Curso de Direito. As suas influências liberais datam dessa época, no contato com outros universitários. Em 1821 editou a sua primeira obra, o poema “O Retrato de Vênus”, que foi considerado ultrajante pela censura, tendo Garrett sido obrigado a comparecer a tribunal. Em 1825 publicou em Paris “Camões”, obra marcante para o Romantismo português.

Após a guerra civil, foi nomeado cônsul geral em Bruxelas. Estudou a língua e a literatura alemãs (Herder, Schiller e Goethe). Regressou a Portugal em 1836 foi encarregado de reorganizar o teatro nacional, sendo nomeado o inspetor dos teatros. Além da atividade política e legislativa, Garrett continuou sempre trabalhando na sua obra e escreveu para o Teatro “Um auto de Gil Vicente” em 1838, “D. Filipa de Vilhena” em 1840 e “O Alfageme de Santarém” emGarrett foi opositor da ditadura de Costa Cabral, que o demitiu do cargo de inspetor geral dos teatros. Esta terá sido a época mais criativa de toda a sua carreira literária: em 1843 publicou “Frei Luís de Sousa”, em 1845 “As Viagens na Minha Terra” e “As Flores sem Fruto”, e “Folhas Caídas”, que data de 1853, embora tenha sido escrito antes.

É preciso destacar que sobre a sua obra-prima, “Frei Luís de Sousa”, o crítico alemão, Otto Antscherl, considerou a “obra mais brilhante que o teatro romântico produziu”. Estas peças marcam uma revolução na literatura portuguesa, não só na seleção dos temas, que privilegiam a história nacional em vez da antiguidade clássica como, sobretudo, na liberdade da ação e na naturalidade dos diálogos.

Na poesia, Garrett não foi menos inovador. As duas coletâneas publicadas na última fase da sua vida (Flores sem fruto e Folhas Caídas) introduziram uma espontaneidade e uma simplicidade praticamente desconhecidas na poesia portuguesa anterior. Ao lado de poemas de exaltada expressão pessoal surgem pequenas obras-primas de singeleza ímpar como «Pescador da barca bela», próximas da poesia popular quando não das cantigas medievais. A liberdade da metrificação, o vocabulário, o ritmo e a pontuação carregados de subjetividade são as principais marcas destas obras.

Não se pode esquecer que este romântico escritor e dramaturgo foi o proponente da edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e da criação do Conservatório.

Eis a cronologia de suas obras:
• 1819 Lucrécia
• 1821 O Retrato de Vênus; Catão (representação); Mérope (representação)
• 1822 O Toucador
• 1825 Camões
• 1826 Dona Branca
• 1828 Adozinda
• 1829 Lírica de João Mínimo; Da Educação (ensaio)
• 1830 Portugal na Balança da Europa (ensaio)
• 1838 Um Auto de Gil Vicente
• 1841 O Alfageme de Santarém (1842 segundo algumas fontes)
• 1843 Romanceiro e Cancioneiro Geral – tomo 1; Frei Luís de Sousa (representação)
• 1845 O Arco de Sant’Ana – tomo 1; Flores sem fruto
• 1846 Viagens na minha terra; D. Filipa de Vilhena (inclui Falar Verdade a Mentir e Tio Simplício)
• 1848 As profecias do Bandarra; Um Noivado no Dafundo; A sobrinha do Marquês
• 1849 Memória Histórica de J. Xavier Mouzinho da Silveira
• 1850 O Arco de Sant’Ana – tomo 2;
• 1851 Romanceiro e Cancioneiro Geral – tomos 2 e 3
• 1853 Folhas Caídas
• 1871 Discursos Parlamentares e Memórias Biográficas (antologia póstuma)

Antero José Pereira, presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) informa que já está tudo organizado para as festividades de 22 de Abril, dia da “Comunidade Luso-Brasileira” e do “Dia do Descobrimento do Brasil”. Também será comemorado o 25 de Abril, pelos 50 anos da “Revolução dos Cravos”.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou sua terceira reunião de Diretoria de 2024, em 27 de março, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, mostrou-se otimista pela notável presença de muitos diretores do Conselho interessados no fortalecimento da entidade.
Harmonizar vinho e chocolate pode se tornar uma excelente experiência uma vez que se compreenda como adequar a bebida aos chocolates e às sobremesas de Páscoa. O primeiro passo é entender a estrutura dos vinhos e dos chocolates que serão degustados à mesa, que podem ser ao leite, amargo, nibs de cacau, com frutas, castanhas ou chocolate branco, entre outras opções.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo