“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Exportações de vinhos lusos sobem em 2020 impulsionadas pelo Brasil

As exportações dos vinhos portugueses tiveram, no ano passado, um comportamento muito positivo, registrando um destacado acréscimo, quando comparado com 2019. Assim, e segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos a 2020, verificou-se um aumento não só no volume, 5,3%, mas também no valor, 3,2%, com um resultado de 846 milhões de euros, mais 26 milhões de euros do que no anterior”, indicou, em comunicado, o Ministério da Agricultura.

O Brasil, França, EUA, Reino Unido e Canadá foram os mercados que mais contribuíram para estes resultados. De janeiro a dezembro, as exportações para o Brasil avançaram cerca de 26,5% em volume e 23,5% em valor para os 68 milhões de euros. Por sua vez, as exportações de vinhos portugueses para o Reino Unido ascenderam 26,9% em volume e 16,2% em valor para 90 milhões de euros.

No Canadá registrou-se um acréscimo de 6% em volume e 4,9% em valor para cerca de 50 milhões de euros. Foi também no Canadá onde se registrou o melhor preço médio, com cerca de 3,64 euros por litro. No mercado comunitário, o destaque vai para França, que registrou 110,5 milhões de euros, seguido pela Alemanha (47,5 milhões de euros) e os Países Baixos (47 milhões de euros).

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, defendeu que estes resultados refletem “o bom desempenho do setor, a sua capacidade de
resiliência e adaptação, mas também as medidas que, a todo o tempo, o Governo apresentou em 2020” para minimizar o impacto da pandemia da Covid-19. Ainda sublinhou que o ministério “teve um papel ativo, agiu rapidamente, criando previsibilidade aos viticultores e às empresas do setor”.

Fonte: Notícias ao Minuto

Já podemos agendar e participar dos próximos eventos em que as tradições de nossa gente se mantêm. Trata-se do folclore, da gastronomia, das reuniões da comunidade que sabem da importância do resgate da nossa história de dos nossos costumes. Vamos prestigiar!
A data que celebra o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, foi especialmente comemorada e muito importante para toda comunidade. Iniciativa do CCLB, tudo aconteceu no dia 13 de junho, sexta-feira, no Espaço José Saramago da Casa de Portugal, na Avenida da Liberdade, Capital. Casa cheia. Destaques, durante o evento, para as homenagens a personalidades da Comunidade Portuguesa com a Medalha Comendador Valentim dos Santos Diniz.
A população residente em Portugal aumentou pelo sexto ano consecutivo. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que, em 31 de dezembro de 2024, a população residente em Portugal foi estimada em 10.749,635 pessoas, mais 109.909 pessoas do que em 2023.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo