“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Museu da Língua Portuguesa participa de Festival de Poesia de Leiria

No bate-papo, chamado de “Cantar De Volta, Mesmo Que O Canto Seja Ruidoso”, Matilde conduziu uma entrevista com Garcia e Zacca, que falaram sobre suas produções literárias, inspirações e comentaram também o momento de isolamento social neste contexto da pandemia da Covid-19.

Matilde Campilho é poeta e mora em Lisboa. Ela é autora dos livros “Jóquei” e “Flecha” e assina poemas e textos em diversos jornais e revistas, entre eles Público, de Portugal, e O Globo e Folha de S.Paulo. Marília Garcia é poeta e tradutora, autora de livros como “20 poemas para o seu walkman” (Cosac Naify/ 7letras, 2007) e “Câmera lenta” (Companhia das Letras, 2017), pelo qual ganhou o Prêmio Oceanos de Literatura (2018). E Rafael Zacca é poeta e crítico, professor no departamento de Filosofia da PUC-Rio e autor de “O menor amor do mundo” (7Letras, 2020), “A estreita artéria das coisas” (Garupa, 2018) e “Mini Marx” (7Letras, 2016).

O Ronda, Festival de Poesia de Leiria, que neste ano foi realizado em formato virtual, reuniu mais de 200 convidados, de 40 países, em entrevistas, conferências, debates, workshops, vídeo-poemas, espetáculos musicais e performances poéticas.

Sobre o Museu da Língua Portuguesa – a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP Brasil, como patrocinadores o Grupo Globo, Grupo Itaú Unibanco e Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Fonte: Imprensa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Foi o primeiro escritor de língua portuguesa a viver exclusivamente dos seus escritos literários. Romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor, Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em 16 de março de 1825 em Lisboa e morreu em junho de 1890 em São Miguel de Seide. Esta é uma homenagem do nosso Conselho que sempre enaltece as grandes figuras do cenário português.
Boas notícias para o mercado português: as exportações de vinhos sobem 3,2% para 846 milhões de euros em 2020 impulsionadas pelo Brasil. Este bom cenário parece não ter sido afetado pela pandemia e inclusive registrou subidas na ordem dos 26,9% no Reino Unido, 26,5% no Brasil e 13,5% nos EUA em termos de volume.
As inscrições para participar do prêmio “Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa” acontecem até 18 de abril de 2021. Destina-se a poetas, escritores, professores, pesquisadores, críticos literários, jornalistas e leitores em geral, e tem como objetivos promover a valorização e a divulgação da literatura em Língua Portuguesa e o intercâmbio cultural, com ações de incentivo à pesquisa, formação, produção e difusão da nossa língua.
Patrocinadores:
Premium
São Critóvão
Silver
BBR
Apoio:
Apoio
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo