“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
A pluralidade lusófona é tema no Museu da Língua Portuguesa

O encontro acontece no dia 25 de maio, a partir das 11h, e reúne a pesquisadora e professora Regina Brito (Universidade Presbiteriana Mackenzie/Museu Virtual da Lusofonia) e a Capulanas Cia. de Arte Negra.

Como o título Pluricentrismo: a presença do português, a conversa vai abordar o trânsito entre as falas lusófonas em diversas partes do mundo, as trocas linguísticas entre falantes de língua portuguesa e em que pontos eles se encontram. A proposta é estimular a reflexão sobre o fluxo da língua portuguesa entre esses diferentes lugares e linguagens.

A mesa será transmitida ao vivo no YouTube e Facebook do Museu, com mediação da coordenadora do Educativo da instituição, Marina Toledo. Haverá tradução simultânea em libras, a língua brasileira de sinais.

Webinário
O webinário Língua portuguesa e direitos humanos: a reabertura do MLP começou em 18 de maio, como parte da Semana Nacional dos Museus, e
conta com a participação de especialistas, artistas e articuladores em quatro encontros virtuais, sempre às terças-feiras.

O objetivo do webinário é discutir temas cada dia mais urgentes nos museus contemporâneos, como antirracismo, democracia, direitos humanos, decolonialidade e o bem-viver, além de debater a função social de instituições como o Museu da Língua Portuguesa. Com reabertura prevista para o segundo semestre de 2021, o MLP vem se planejando para desenvolver ações que articulem, integrem e impactem a sociedade, mostrando-se a serviço dela.

As mesas dão direito a certificado –que deve ser solicitado durante a transmissão, com preenchimento de lista de participação a ser divulgada no chat. O webinário Língua Portuguesa e direitos humanos conta com patrocínio do Itaú Unibanco, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre o Museu da Língua Portuguesa
O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A reconstrução do Museu tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
25 de maio
Pluricentrismo: a presença do português no mundo

Com a pesquisadora e professora Regina Brito (Universidade Presbiteriana Mackenzie/Museu Virtual da Lusofonia) e a Capulanas Cia. de Arte Negra. Mediação: Marina Toledo, coordenadora do Educativo do MLP

1º de junho
Que português é esse?

Com o professor e pesquisador Gabriel Nascimento (Universidade do Sul da Bahia), autor do livro “Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo”, e a poeta e pesquisadora Luna Vitrolira. Mediação: Luiza Magalhães, supervisora do Centro de Referência do MLP.

8 de junho
Diversidade linguística: entre a celebração e a resistência

Com o pesquisador Alexander Yao Cobbinah (Universidade de São Paulo/University of London SOAS – School of Oriental and African Studies), a drag queen e professora Rita von Hunty (Unirio e USP) e o youtuber Gui Fernandes. Mediação: Cecilia Farias, pesquisadora do Centro de Referência do MLP.

Onde assistir: youtube.com/museudalinguaportuguesa

Fonte: Mundo Lusíada

Antero José Pereira, presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) informa que já está tudo organizado para as festividades de 22 de Abril, dia da “Comunidade Luso-Brasileira” e do “Dia do Descobrimento do Brasil”. Também será comemorado o 25 de Abril, pelos 50 anos da “Revolução dos Cravos”.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou sua terceira reunião de Diretoria de 2024, em 27 de março, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, mostrou-se otimista pela notável presença de muitos diretores do Conselho interessados no fortalecimento da entidade.
Harmonizar vinho e chocolate pode se tornar uma excelente experiência uma vez que se compreenda como adequar a bebida aos chocolates e às sobremesas de Páscoa. O primeiro passo é entender a estrutura dos vinhos e dos chocolates que serão degustados à mesa, que podem ser ao leite, amargo, nibs de cacau, com frutas, castanhas ou chocolate branco, entre outras opções.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo