“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
EDP fornece sistema solar para estação de trens metropolitanos de SP

Aproveitando o ambiente da estação, a companhia formatou uma solução que consiste em um gerador solar fotovoltaico conectado à rede da estação. Dessa forma, a estação passa a gerar o equivalente a 40 residências com um consumo de 200kWh/mês. A instalação em telhado metálico ocupa uma área de cerca de 500 m² e tem capacidade de geração de 102 MWh por ano.
“Temos como ambição liderar a transição energética no país. Por isso, aceitamos o convite para contribuir com a primeira estação sustentável de São Paulo. Aproveitamos o ambiente da própria estação com uma solução de energia solar eficiente e que traz benefícios ao meio ambiente.

Acreditamos que iniciativas como este projeto da nova estação sustentável Vila Olímpia apontam para o futuro sustentável que o planeta precisa”, destaca André Pereira, diretor da EDP Smart.

O meio ambiente é o principal beneficiado com a ação. Apenas no primeiro ano de funcionamento, a utilização da energia solar evitará a emissão de aproximadamente 30 toneladas de CO2. Isso equivale ao plantio de 215 árvores ou a 13.770 quilômetros percorridos por um veículo popular.

A estação também contará com mais de 1.500 m² de área verde, que diminui a temperatura dos ambientes, entre outros benefícios. Os jardins verticais serão irrigados por sistema que faz reuso da água de esgoto da própria estação através de wetlands (jardins filtrantes). Os equipamentos básicos como bancos e uma nova marquise que protege os usuários da chuva, são feitos de materiais sustentáveis. Os novos bancos trazem pontos USB para carregamento de eletrônicos, e para os ciclistas calhas para facilitar o transporte das bicicletas pelas escadarias. Melhorias voltadas para oferecer mais comodidade e bem-estar aos milhares de usuários que passam pela estação diariamente.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, além de atuar em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Foi eleita em 2020 a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em Governança e Sustentabilidade, estando há 15 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Fonte – Portugal Digital

Em situação de emergência, o presidente do Conselho, Dr. Manuel Magno, solicita que a pedido do primeiro Provedor da Provedoria da Comunidade Portuguesa, Oscar Ferrão, “precisamos de ajuda/doação para que a entidade possa continuar cuidando dos nossos idosos e mantendo as atividades do Lar da Provedoria. Somente com o apoio de todos poderemos dar uma vida digna aos nossos idosos”, ressaltou o presidente.
Sempre atento aos personagens que dignificaram suas artes, seus inventos, nosso Conselho presta sua homenagem a Bartolomeu de Gusmão que, em 8 de agosto de 1709, no Palácio Real de Lisboa, realizou a primeira experiência pública bem sucedida com um balão a ar quente. Assim foi dado o primeiro passo na conquista do espaço aéreo.
Os músicos brasileiros Seu Jorge e Alexandre Pires atuam em outubro em Lisboa e Guimarães, estreando o projeto “Irmãos”. Inédito e exclusivo, este projeto é apresentado no dia oito de outubro no Pavilhão Multiusos em Guimarães, no distrito de Braga, e no dia seguinte na Altice Arena, em Lisboa.
Patrocinadores:
Premium
São Critóvão
Silver
BBR
Apoio:
Apoio
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo