“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Seu Jorge e Alexandre Pires no projeto Irmãos em Portugal

Para este espetáculo os artistas uniram as suas paixões e, assim, criaram um repertório recheado de sucessos, num registro que se apresenta informal, intimista, levando o público por entre samba, pagode e bate-papo, sempre num tom descontraído e alegre que caracteriza as conversas entre amigos. Daí o título escolhido “Irmãos” é, precisamente, uma homenagem à história de amizade e união entre os artistas, que agora realizam um sonho antigo e dão vida a um projeto há muito desejado, através da música.

O cantor, compositor, multi-instrumentista e também ator Seu Jorge, de 51 anos, começou a carreira em 1997, quando se juntou à banda Farofa Carioca, tendo anteriormente feito parte do elenco da peça “A saga da farinha” e participado em várias produções da Companhia de Teatro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

O seu primeiro álbum a solo “Samba Esporte Fino” saiu em 2001, contando agora com 12 registros, entre gravados em estúdio e ao vivo. Em Portugal, estreou em 2005 apresentando o seu segundo álbum “Cru”. No ano passado, Seu Jorge participou no disco “Fragma”, de Armanda Magalhães.
Alexandre Pires, de 45 anos, surgiu na cena musical brasileira em finais da década de 1980 no grupo Só Pra Contrariar, banda formada com o seu irmão Fernando e o primo Juliano. A banda, em 1993, gravou o álbum “Que Se Chama Amor”, e Alexandre deixou este projeto sete álbuns depois, iniciando uma carreira a solo com o disco “É Por Amor” (2001).

Até ao mais recente álbum “DNA Musical”, Alexandre Pires gravou cerca de 18 discos, em estúdio e ao vivo, em português e espanhol. A mais recente atuação de Alexandre Pires em Portugal foi em 2019 quando apresentou em Lisboa e no Porto “O Baile do Nêgo Véio”.

Fontes: Mundo Lusíada e Lusa

'São Pedro, o guarda do céu / Ao ver Sacadura e o Gago / Gritou-lhes, correndo o véu / - Aqui não há lugar vago // Os heróis agradeceram / Num gesto meigo e gentil / E satisfeitos tocaram / O avião rumo ao Brasil!' - *Tópico final do poema em homenagem aos lusitanos Gago Coutinho e Sacadura Cabral recitado em uma reunião cultural promovida em Porto Seguro, Bahia.
O Projeto Reviver é uma importante iniciativa do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo – CCLB, que envolve uma exposição fotográfica dos idosos do Lar da Provedoria, com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros. A inauguração, na Casa de Portugal SP, está marcada para o dia 13 de maio, sexta-feira, às 18 horas até às 22 horas. Permanecerá aberta também no sábado, 14 de maio, das 10 às 17 horas.
De acordo com a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), a participação portuguesa nesta bienal contará com uma comitiva de cerca de duas dezenas de autores portugueses e do universo da lusofonia, e ainda dos ‘chefs’ Vítor Sobral e André Magalhães. Na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que decorrerá de dois a 10 de julho, a presença de Portugal vai acontecer sob o mote “É urgente viver encantado”, uma frase do escritor Valter Hugo Mãe.
Patrocinadores:
Premium
São Critóvão
Silver
BBR
Apoio:
Apoio
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo