“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Avança o comércio entre Brasil e Portugal

As relações comerciais entre Brasil e Portugal, com dados do comércio exterior de todos os estados brasileiros onde há Câmaras luso-brasileiras, estão disponíveis no material desenvolvido pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil em parceria com a Câmara Brasil Portugal no Ceará.

As transações entre Brasil e Portugal representaram no ano passado 0,78% dos negócios internacionais brasileiros. Nesse contexto, o Brasil vende mais do que compra de Portugal. No consolidado anual houve crescimento das exportações brasileiras para Portugal e a progressiva redução das exportações portuguesas desde 2018.

No primeiro trimestre de 2021 os números foram inferiores aos registrados no mesmo período de 2020. Apesar disso, os volumes somados do comércio entre os dois países permanecem melhores do que os resultados correntes de 2019 e boa parte dos últimos anos.

Portugal está na 32ª posição na lista de maiores parceiros comerciais do Brasil por volumes de exportações brasileiras. Por sua vez, Portugal ocupa o 39º lugar no ranking de países fornecedores para o Brasil. As exportações brasileiras para Portugal são, sobretudo, ligados ao setor extrativista, representando 62% de todos os produtos adquiridos por Portugal no primeiro trimestre deste ano. A pauta das importações portuguesas provenientes do Brasil também é composta por bens industriais (19%) e produtos do agronegócio (19%). Já as exportações portuguesas para o Brasil são basicamente de produtos industrializados.

O Brasil vende, sobretudo, óleos minerais e as exportações portuguesas para o Brasil são lideradas por óleos vegetais. Entretanto, os volumes transacionados no primeiro trimestre para esses dois itens são expressivamente inferiores aos transacionados no mesmo período do ano passado. Os destaques positivos do período são, pelo lado brasileiro, a soja que cresceu e representa quase 11% da pauta de exportações brasileiras para Portugal. Do lado português, destaque positivo vai para as bebidas e pescados, que cresceram no mesmo período.

O Rio de Janeiro lidera com folga o volume das transações entre o Brasil e Portugal puxadas, sobretudo, pelas vendas brasileiras de óleos minerais. Nas exportações brasileiras para Portugal, destaque para Mato Grosso devido às transações do agronegócio. São Paulo e Santa Catarina lideram as importações Brasileiras provenientes de Portugal. No nordeste, destaque para Pernambuco que se consolida como importante centro logístico para as importações de produtos portugueses.

Fonte: Mundo Lusíada

A comunidade sabe como preservar sua história e sua cultura. As entidades lusas reúnem significativo público para comemorar e mostrar suas potencialidades frente ao mundo moderno, sem perder suas raízes. Participem!
Excelente notícia: Portugal já liberou as viagens de turismo (não essenciais) para passageiros vindos do Brasil. A medida acaba com a exigência de quarentena de 14 dias para passageiros recém chegados. No entanto é preciso apresentar o teste molecular RT- PCR negativo realizado até 72 horas antes do embarque ou o teste rápido de antígeno feito até 48 horas antes do embarque.
O ciclo de seminários “Paisagens de Aquém e Além-mar”, dedicado à arquitetura paisagista portuguesa e brasileira, já começou em formato virtual, e juntará especialistas dos dois países. Este ciclo surgiu a partir do olhar de diversos especialistas nacionais e internacionais e da experiência dos participantes brasileiros e portugueses, que procuram contribuir para um entendimento sobre a relação da paisagem e arquitetura paisagista de ambos os países na atualidade, tendo como base abordagens precursoras.
Patrocinadores:
Premium
São Critóvão
Silver
BBR
Apoio:
Apoio
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo