“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Reabertura das fronteiras atrai mais de 120 mil brasileiros

O número de brasileiros que entraram em Portugal em setembro deste ano já supera os passageiros do mesmo período de 2019, momento pré-pandemia, quando cerca de 100 mil brasileiros entraram no país europeu. O SEF mostra também que o número de turistas brasileiros que viajaram a Portugal até o dia 26 pode ser ainda maior, já que a estimativa não contou as pessoas que ingressaram no país com passaporte português.

Segundo esta projeção, a maioria dos viajantes alega turismo como principal motivo da viagem para Portugal. Já as viagens por razões profissionais, como reuniões de negócios, aparecem em segundo lugar. Os pedidos ou renovações de autorizações de residência em Portugal também registraram uma alta após a reabertura do país: 1,4 mil brasileiros fizeram a solicitação. Os dados são referentes até o último dia 23 de setembro, quando o serviço foi restabelecido.

Para o pesquisador e economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Renan Pieri, a alta nas viagens para Portugal se deve à demanda reprimida do mercado de turismo, que ficou parcialmente restrita por pelo menos 15 meses.

“A demanda por conta da pandemia foi reprimida. Muita gente postergou e refez os planos durante esses meses. E, agora que a Covid-19 dá sinal de
diminuição do contágio, e com as fronteiras reabertas, as pessoas que podem vão, sim, viajar.”

Por sua vez, o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Roberto Haro Nedelciu, afirmou que Portugal está entre os destinos mais procurados pelos brasileiros. Ele cita a facilidade do idioma como um dos motivos para a preferência pelo destino. “Portugal sempre esteve entre os destinos mais vendidos e queridos pelos brasileiros e os motivos são muitos: facilidade do idioma, receptividade e atrativos do país, entre tantos outros. Claro que o fechamento das fronteiras na pandemia fez com que muitos países, inclusive Portugal, saíssem do topo, mas, com as reaberturas e flexibilizações acontecendo, o país com certeza voltará a figurar entre os mais procurados pelo público do Brasil. Fato que já começou a acontecer”, disse Nedelciu.

A TAP, companhia aérea portuguesa, também registrou um aumento na demanda nos voos que partem do Brasil para o país europeu. Segundo a empresa, a busca por passagens triplicou desde o início de setembro, quando comparado com os outros meses da pandemia da Covid-19.

Fonte: Câmara Portuguesa/CNN

Antero José Pereira, presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) informa que já está tudo organizado para as festividades de 22 de Abril, dia da “Comunidade Luso-Brasileira” e do “Dia do Descobrimento do Brasil”. Também será comemorado o 25 de Abril, pelos 50 anos da “Revolução dos Cravos”.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou sua terceira reunião de Diretoria de 2024, em 27 de março, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, mostrou-se otimista pela notável presença de muitos diretores do Conselho interessados no fortalecimento da entidade.
Harmonizar vinho e chocolate pode se tornar uma excelente experiência uma vez que se compreenda como adequar a bebida aos chocolates e às sobremesas de Páscoa. O primeiro passo é entender a estrutura dos vinhos e dos chocolates que serão degustados à mesa, que podem ser ao leite, amargo, nibs de cacau, com frutas, castanhas ou chocolate branco, entre outras opções.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo