“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
FUNAG publica livro “Brasileiros em Portugal”

Os antecedentes da emigração brasileira para Portugal remontam ao Brasil Colônia. A chegada da Coroa Portuguesa ao Brasil impulsionou essa importante conexão que, ao longo das décadas, se estruturou, chegando ao que os autores denominam “brasileiros do novo fluxo”.

A obra analisa a relação interdependente entre Brasil e Portugal, permeada pela migração de seus povos, e discorre sobre os diferentes aspectos desses fluxos migratórios. De forma detalhada, mediante cifras, estatísticas e gráficos, os autores mostram a evolução numérica dessas comunidades, a localização territorial, a descrição profissional e acadêmica e os nichos econômicos gradualmente ocupados ao longo do tempo.

Passando pela migração bilateral durante o Brasil Colônia, Império e no período pós-independência, o livro discorre sobre os diferentes aspectos desses fluxos, que é um dos mais relevantes da emigração brasileira. O livro está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG (arquivo PDF). Também disponibiliza entrevistas sobre o livro, realizadas com os autores Alanni Barbosa e Álvaro Lima, bem como com a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Lopes da Silva, diretora do Departamento Consular do Itamaraty, em podcast.

“Alanni Barbosa e Álvaro Lima, em cuidadosa pesquisa que reflete a densa bagagem acadêmica e profissional de ambos, ajudam‑nos aqui a redescobrir aspectos pouco conhecidos de nossa migração cruzada entre Brasil e Portugal. Aportam conhecimentos inéditos sobre o perfil, ocupações e planos de vida da nossa numerosa comunidade luso-brasileira
radicada do outro lado do Mar Oceano. Mostram de forma meticulosa e detalhada, em cifras, estatísticas e gráficos, a evolução numérica dessas comunidades, do espraiamento territorial, do seu perfil profissional e acadêmico e dos nichos econômicos gradualmente ocupados ao longo do tempo” comenta a embaixadora Maria Luiza.

“Apresentando dados, até então não publicados, o livro Brasileiros em Portugal: de volta às origens lusitanas busca contribuir para melhor compreensão desse importante fluxo migratório, sobretudo na direção de políticas e ações em prol dos emigrantes brasileiros” traz a obra em sua introdução.

Fonte: Mundo Lusíada

Antero José Pereira, presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) informa que já está tudo organizado para as festividades de 22 de Abril, dia da “Comunidade Luso-Brasileira” e do “Dia do Descobrimento do Brasil”. Também será comemorado o 25 de Abril, pelos 50 anos da “Revolução dos Cravos”.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou sua terceira reunião de Diretoria de 2024, em 27 de março, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, mostrou-se otimista pela notável presença de muitos diretores do Conselho interessados no fortalecimento da entidade.
Harmonizar vinho e chocolate pode se tornar uma excelente experiência uma vez que se compreenda como adequar a bebida aos chocolates e às sobremesas de Páscoa. O primeiro passo é entender a estrutura dos vinhos e dos chocolates que serão degustados à mesa, que podem ser ao leite, amargo, nibs de cacau, com frutas, castanhas ou chocolate branco, entre outras opções.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo