“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Escritor brasileiro conquista prêmio em Évora

O prêmio contou com a participação de autores de Portugal, Espanha, Brasil, Cabo Verde, Angola e Japão, com cerca de 290 obras. O segundo prêmio foi atribuído à obra “E se o Céu me caísse em cima”, de Pedro Salvador, de Redondo, enquanto a obra “A minha mãe”, de Beatriz Mendes, de Vila Viçosa, conquistou o terceiro lugar.

Nesta edição, foram atribuídos aos três primeiros classificados 750, 375 e 250 euros, respectivamente, assim como menções honrosas e diplomas de participação a todos os concorrentes.

A Câmara de Redondo pretende, com o prêmio literário, homenagear a memória do escritor e professor Hernâni Cidade, natural da vila, e “estimular a criatividade literária entre jovens e adultos”. Ensaísta e investigador, Hernâni Antônio Cidade, doutorado em Filologia Românica, foi professor de liceu e das faculdades de Letras do Porto e de Lisboa.

Dotado de grande erudição, Hernâni Cidade contribuiu para o estudo da história da cultura e da literatura portuguesa, da qual é considerado um grande especialista, tendo se notabilizado pelos seus ensaios sobre Camões.

Colaborador de A Águia, Seara Nova e do Primeiro de Janeiro, entre outros títulos da imprensa periódica, codirigiu o Diário Liberal e deixou o seu nome ligado à fundação da Colóquio: Revista de Artes e Letras e da Colóquio/Letras.

Hernâni Cidade nasceu em Redondo, em 1887, e morreu em Évora, em 1975.

Fonte: MSN Notícias/PT

O Presidente do nosso Conselho, Manuel Magno Alves, encaminha informações sobre a eleição dos Deputados à Assembleia da República de Portugal para toda comunidade interessada no processo democrático em terras lusas. Vale dizer que as eleições acontecem no próximo dia 30 de janeiro de 2022.
Com orgulho, nosso Conselho tem a satisfação de informar que o consagrado Museu da Língua Portuguesa, localizado em São Paulo, e com portas reabertas desde julho de 2021, em conseqüência de um incêndio, assinou recentemente um memorando de entendimento com a Fundação José Saramago para que sejam desenvolvidas atividades culturais, que celebrem o centenário do nascimento do Nobel da Literatura.
Portugal aprovou, nos últimos três anos, 42,2% dos pedidos de candidatos a médicos oriundos de países estrangeiros, três quartos dos quais brasileiros, segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
Patrocinadores:
Premium
São Critóvão
Silver
BBR
Apoio:
Apoio
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo