“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Reunião da diretoria do CCLB

Ao começar a reunião, o presidente Magno e os participantes analisaram e discutiram sobre as comemorações de duas importantes datas: 22 de Abril – Dia da Comunidade Luso-Brasileira e do Descobrimento do Brasil, e 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Bom lembrar que antes da pandemia causada pela Covid-19, comemorava-se o 22 de Abril na Câmara Municipal de São Paulo e o 10 de Junho na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

“Agora temos pensar que esses dois lugares sempre celebraram as datas em sessões solenes, mas por enquanto, devido ao cenário atual de cuidados especiais com a saúde do cidadão, os lugares são limitados em ambos os ambientes. Por isso não podemos comemorar como sempre fazíamos em anos antes da pandemia”, disse doutor Magno. “Mas, como sempre, nosso Conselho promoverá um ato no Parque do Ibirapuera, frente ao monumento a Pedro Álvares Cabral em homenagem ao 22 de Abril, em princípio no dia primeiro de Maio. Trata-se de um local ao ar livre, o que é muito mais seguro para toda comunidade”, ressaltou.

Outro tema importante esteve na pauta da Reunião da Diretoria: a exposição denominada “Os Construtores do Brasil” , iniciativa do nosso Conselho e lançada em novembro de 2010, composta por 30 painéis que estão distribuídos dos em cinco módulos, e já passou por diversos ambientes culturais. Agora, estes Painéis que contam a verdadeira História do Brasil terão um destino nobre: a Escola Portuguesa de Santos, por um determinado período. Bom lembrar que a autoria deste trabalho foi de um ex-diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Conselho, Vital Vieira Curto.

Doutor Magno também esclareceu à diretoria que já estão prontas as medalhas cunhadas que celebram a memória de nosso eterno presidente de Honra, Comendador Valentim do Santos Diniz , e que poderão servir para prestar homenagem às autoridades de nossa comunidade. O Comendador Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar, faleceu com 94 anos em março de 2008.

Também foi destacada, durante a reunião, a situação da Provedoria da Comunidade Portuguesa , localizada na Vila Cachoeirinha, Zona Norte da Capital, e que abriga idosos conterrâneos. Por conta da pandemia, muitos almoços, churrascos , bingos, chás , jantares, etc, destinados a arrecadar fundos para a manutenção dos internados foram suspensos. No entanto a Provedoria carece de recursos e os integrantes do Conselho pedem a colaboração de todos.

Já podemos agendar e participar dos próximos eventos em que as tradições de nossa gente se mantêm. Trata-se do folclore, da gastronomia, das reuniões da comunidade que sabem da importância do resgate da nossa história de dos nossos costumes. Vamos prestigiar!
A data que celebra o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, foi especialmente comemorada e muito importante para toda comunidade. Iniciativa do CCLB, tudo aconteceu no dia 13 de junho, sexta-feira, no Espaço José Saramago da Casa de Portugal, na Avenida da Liberdade, Capital. Casa cheia. Destaques, durante o evento, para as homenagens a personalidades da Comunidade Portuguesa com a Medalha Comendador Valentim dos Santos Diniz.
A população residente em Portugal aumentou pelo sexto ano consecutivo. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que, em 31 de dezembro de 2024, a população residente em Portugal foi estimada em 10.749,635 pessoas, mais 109.909 pessoas do que em 2023.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo