“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Portugal é convidada de honra da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

O espaço português inclui um auditório, uma livraria, um espaço infantojuvenil e uma zona multiusos, onde serão apresentadas exposições com conteúdos diversificados. Com presenças confirmadas do escritor português Valter Hugo Mãe e da primeira autora africana ganhadora do Prêmio Camões, Paulina Chiziane, a Bienal ainda trará outros 21 autores de países que falam a língua portuguesa.

Outro destaque desta Bienal será um espaço em homenagem à literatura de cordel e do repente, espaço especialmente significativo em São Paulo que tem uma população grande de migrantes nordestinos. A curadora Lucinda Marques falou das expectativas. Estarão presentes autores brasileiros como Ailton Krenak, Mário Sérgio Cortella e personalidades que são fenômenos nas redes sociais como Elena Armas e a autora sino canadense Xiran Jay Zhao. Além disso, haverá muita programação para a criançada.

A previsão é de que mais de 600 mil pessoas passem pelos oito dias de evento e a expectativa dos organizadores é grande, a edição deste ano já vendeu 85% a mais de ingressos que o evento de 2018.

Com mais de 300 autores confirmados, a Bienal do Livro de São Paulo terá, mais uma vez, nove espaços dedicados a diferentes assuntos. Segundo Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro – CBL, a Bienal já tem confirmada a visitação escolar de mais de 100 mil alunos. O evento também terá ônibus que levará o público até o Expo Center Norte saindo da estação
Portuguesa – Tietê (linha Azul do metrô). A programação completa pode ser acessada pelo site bienaldolivrosp.com.br.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

A noite de 14 de abril de 2025 foi marcada por emoção, gratidão e memórias quando a Casa de Portugal de São Paulo inaugurou o Hall Monumental Comendador António dos Ramos, espaço dedicado à memória do mais longevo presidente da instituição, falecido no ano passado.
O ato solene comemorativo pela importante data de 22 de abril, “Dia do Descobrimento do Brasil” e da “Comunidade Luso-Brasileira” emocionou toda comunidade luso-brasileira presente. Tudo aconteceu no dia 27 de abril, domingo, na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã, que teve início às 11h30. Bom ressaltar que todos os participantes ficaram muito orgulhosos e mais unidos com este grandioso evento do nosso Conselho.
Com o reconhecimento pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) cinco de maio é o dia mundial da Língua Portuguesa. Trata-se de um marco importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em nove países. Trata-se do quinto idioma mais usado no mundo, o terceiro no Ocidente e o primeiro no Hemisfério Sul.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo