“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Saudades do Brasil em Coimbra

O espetáculo inédito marca o arranque de um novo ciclo regular de programação cultural, intitulado “Saudades do Brasil em Coimbra”, que pretende celebrar, agregar, aprofundar e reinventar as ligações e cumplicidades criativas e artísticas entre Coimbra e o Brasil.

As portuguesas Maria João (voz) e Sandra Martins (violoncelo/clarinete), o angolano Ruca Rebordão (bateria/percussão) e os brasileiros Fred Martins (voz e violão), Luanda Cozetti (voz), Norton Daiello (baixo) e Eli MacFerry (voz e guitarra) – este último natural de São Paulo e sediado em Coimbra há quatro anos e meio – atuam na Baixa de Coimbra, a partir de um repto lançado a este universo de reconhecidos músicos pela Divisão de Cultura e Promoção Turística (DCPT) da CM de Coimbra.

O espetáculo insere-se nas comemorações oficiais do Bicentenário da Independência do Brasil e reúne, assim, “músicos portugueses e brasileiros de referência em Portugal, que se juntam em Coimbra para revisitar temas incontornáveis do cancioneiro brasileiro, num diálogo artístico e cultural que se espera cúmplice, inspirador e marcante” informa a câmara.

A cantora Maria João é uma das mais singulares e criativas vozes portuguesas (do jazz à bossa nova, do blues à world music, da improvisação ao canto étnico), dotada de uma versatilidade que atravessa inúmeras geografias, estilos e imaginários. Para além deste concerto, de entrada livre, o Convento de São Francisco apresenta, no dia nove de setembro (domingo), às 19h00, um espetáculo com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (Brasil), também no âmbito da celebração dos 200 anos da independência brasileira.

Diversos outros eventos, dinamizados por instituições públicas e entidades associativas, irão marcar esta efeméride em Coimbra ao longo deste período, passando pelas áreas do teatro, música e artes visuais.

Mais informações serão divulgadas pela Divisão de Cultura e Promoção Turística da Câmara Municipal, informações email dct@cm-coimbra.

Fonte: Câmara Portuguesa / Mundo Lusíada

A tradição portuguesa se faz presente em diversas dimensões e a realização das festas em que se perpetua a maneira de ser da comunidade é uma realidade. Nossas festas, nossos eventos aí estão para mostrar o que há de bom na música, na gastronomia, na história luso-brasileira. Acompanhe e participe dos nossos acontecimentos que, com certeza, unem cada vez mais as duas nações.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou sua segunda reunião de Diretoria de 2024, em 22 de fevereiro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, mostrou que está muito atento em favor do avanço da entidade com o devido planejamento e com a participação do trabalho de muitos diretores do Conselho.
A cidade do Rio de Janeiro vai receber mais uma edição da iniciativa “Vinhos de Portugal no Brasil” nos dias 7, 8 e 9 de junho no Jockey Club Brasileiro. Já em São Paulo, o evento terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de junho e será realizado de quinta a sábado no Pavilhão da Bienal de São Paulo no Parque do Ibirapuera.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo