“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Exposição mostra personagens que são “A Cara de São Paulo”

Com a curadoria da apresentadora Ana Maria Braga e do maestro João Carlos Martins, além do apoio do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo – CCLB, esta exposição apresenta 27 personalidades indicadas pelo público por intermédio das redes sociais, nascidas ou não na cidade, mas que são reconhecidas como “a cara de São Paulo” e que dão um testemunho de amor à cidade num vídeo que integra a exposição.

Nesta terceira edição a exposição revela também quatro sobreviventes do holocausto que escolheram a cidade de São Paulo como refúgio e aqui reconstruíram suas vidas. Para além do aniversário da cidade, a exposição serve também para celebrar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, comemorado mundialmente no dia 27 de Janeiro.

Nesta edição de 2023 estão participando:
Ala Szerman (educadora física), André Guidon (pizzaiolo), André Mehmari (pianista), Angelita Gama (médica/cientista), Arnaldo Lorençato (professor), Ernesto Paglia e Sandra Annemberg (jornalistas) Fernando Maluf (médico oncologista), Fernando Pires (designer de moda), Franco e Lorenzo Ravioli (chefs de cozinha), George Legmann (Professor), Gilson Rodrigues (ativista social), Glória Vanique (jornalista), Heródoto Barbeiro (professor/historiador), Jean William (tenor), Joshua Strul (comerciante), Kika e Ronnie Von (cantor/apresentador), Kuniko Yonaha (Pastel da Maria), Marcelo Tas (comunicador), Marcio Pitliuk (cineasta/escritor), Marika Gidali (bailarina), Projota (rapper), Regina Volpato (apresentadora), Rodrigo Bocardi (jornalista) e Rogério Shim ura (professor de panificação), Ana Maria Braga refere que “nesta exposição oferecida à cidade para comemorar os 469 anos de fundação, poderíamos retratar milhares de caras, rostos e semblantes que muito bem representariam a diversidade e a riqueza cultural e étnica desta metrópole. Neste ano teremos a participação da comunidade judaica para celebrar o Dia internacional em Memória dos Sobreviventes do Holocausto, trazendo 4 histórias de vida que convergem no amor e gratidão à nossa cidade. Espero que os visitantes participem e sugiram os nomes para a edição de 2024.”

João Carlos Martins salientou que “é uma honra ser curador ao lado da Ana Maria Braga, nesta exposição que resgata e retrata o multiculturalismo, a miscigenação e a diversidade que estão na alma e no âmago desta cidade. São “caras” que compõem a identidade pluralista e universalista de uma cidade que acolhe calorosamente quem aqui chega, sensação esta que foi captada com talento pelos nossos fotógrafos e que está expressa e evidente nos semblantes de cada um dos fotografados.”

A fotógrafa Catarina Machado, 24 anos, nasceu em São Paulo e desde criança demonstrou suas aptidões para a fotografia capturando imagens em suas viagens de família. Concluiu o curso de Fotografia no Centro Universitário Belas Artes e no IIF – Instituto Internacional de Fotografia. Sua percepção sobre a paisagem urbana e os elementos que a constituem já a levaram a participar de cinco exposições individuais e participações em algumas coletivas. Para esta terceira edição, os curadores convidaram também o fotógrafo José Barbosa, 33 anos, nascido em Vitória da Conquista (Bahia), criado desde muito pequeno na comunidade de Paraisópolis onde cursou o ensino fundamental e hoje desenvolve a sua atividade profissional.

Formado em Tecnologia da Informação é fotógrafo autodidata desde 2014 registrando eventos sociais e corporativos e captação de imagens para campanhas de marketing, publicidade e editoriais.

As imagens das edições 2021 e 2022 estarão também expostas em murais compondo assim um elenco de mais de 70 personalidades que são a cara da cidade.

SERVIÇO:
Exposição Fotográfica “A Cara de São Paulo – edição 2023”
Até 15 de Fevereiro
Segunda a Sábado das 10:00 às 22:00 hs
Domingos das 10:00 às 16:00 hs
Curadoria: Ana Maria Braga e João Carlos Martins
Fotografia: Catarina Machado e José Barbosa
Shopping Cidade São Paulo – Avenida Paulista, 1230 – Segundo Piso – Loja 1119
Entrada Grátis
Apoios: Shopping Cidade São Paulo| Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo | Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto |StandWithUs – Brasil | Federação Israelita do Estado de SP

Acompanhe nas redes sociais #expoacaradesp

Acesse o link abaixo para download de imagens em alta resolução das personalidades fotografadas na edição 2023: https://drive.google.com/drive/folders/1e_ok07mMqXIUPurHrVjUEjGYKdIJw1cU?usp=sharing

Galeria A Cara de São Paulo – 2021
www.catarinamachadofoto.wixsite.com/a-cara-de-sao-paulo

Galeria A Cara de São Paulo – 2022
www.catarinamachadofoto.wixsite.com/acaradesaopaulo2022

Galeria A Cara de São Paulo – 2023
www.catarinamachadofoto.wixsite.com/acaradesaopaulo2023

Antero José Pereira, presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) informa que já está tudo organizado para as festividades de 22 de Abril, dia da “Comunidade Luso-Brasileira” e do “Dia do Descobrimento do Brasil”. Também será comemorado o 25 de Abril, pelos 50 anos da “Revolução dos Cravos”.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou sua terceira reunião de Diretoria de 2024, em 27 de março, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, mostrou-se otimista pela notável presença de muitos diretores do Conselho interessados no fortalecimento da entidade.
Harmonizar vinho e chocolate pode se tornar uma excelente experiência uma vez que se compreenda como adequar a bebida aos chocolates e às sobremesas de Páscoa. O primeiro passo é entender a estrutura dos vinhos e dos chocolates que serão degustados à mesa, que podem ser ao leite, amargo, nibs de cacau, com frutas, castanhas ou chocolate branco, entre outras opções.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo