“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Secretário das Comunidades Portuguesas visita o Brasil pela primeira vez

A visita de Cafôfo começa em Brasília, passando pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Belo Horizonte e termina em Salvador da Bahia. A comunidade portuguesa no Brasil conta com cerca de um milhão de cidadãos portugueses, informa a nota oficial do governo.

Segundo o gabinete do SECP, a visita “enquadra-se no conjunto de iniciativas junto da diáspora, para este mandato, denominado ‘Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas’, com o objetivo de reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao nosso país e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da nossa diáspora”.

O SECP visitará a Embaixada de Portugal em Brasília e respectiva secção consular, os Consulados Gerais de Portugal no Rio de Janeiro, São Paulo, em Belo Horizonte e em Salvador, e o Escritório Consular de Santos, no litoral paulista.

No caso do Brasil e no âmbito do trabalho que o Ministério dos Negócios Estrangeiros tem vindo a tratar sobre valorização dos profissionais a desempenhar funções nas Missões Diplomáticas e Postos Consulares, em dezembro passado foi publicada, em Diário da República, a portaria extraordinária em benefício dos trabalhadores dos serviços administrativos e consulares dos Serviços Periféricos Externos (SPE) do Ministério dos Negócios Estrangeiros no Brasil, relativa a perdas acumuladas. A portaria veio possibilitar a avaliação intercalar das tabelas remuneratórias, diante de acentuada perda de poder de compra, como se verifica no caso do Brasil com o real, com uma revisão. Esses trabalhadores terão as suas remunerações atualizadas em 48,9%, com retroativos a 1º de janeiro de 2022.

“A valorização dos profissionais da área governativa dos Negócios Estrangeiros está no centro da atenção deste ministério, ciente de que a formulação, coordenação e execução da política externa portuguesa, em todas as suas dimensões, assenta em recursos humanos reforçados e reconhecidos” defende o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Na agenda, Paulo Cafôfo visitará diferentes instituições e associações, na perspectiva de “aprofundar o conhecimento, nas diferentes dimensões” da comunidade portuguesa no Brasil.

A agenda, dedicada às áreas da Educação, Cultura, Social e da Economia, prevê encontros com representantes das Comunidades Portuguesas e Conselheiros das Comunidades, empresários portugueses e brasileiros, e visitas a instituições associativas, bem como para conhecimento em proximidade da oferta social, cultural e do ensino da língua e da cultura portuguesa.

Dentre encontros com as autoridades brasileiras, está o encontro de cortesia com o seu homólogo Secretário do Itamaraty, responsável pelas Comunidades, Embaixador Leonardo Gorgulho, representantes do Governo Estadual de São Paulo, de Minas Gerais e da Bahia, das Prefeituras de São Paulo, Santos, Salvador e de Belo Horizonte.

Ainda em Brasília, um jantar, com membros do corpo diplomático acreditado na capital federal, contará com a presença do Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações, o português António Vitorino.

Confira a agenda pública do SECP no Brasil:

26 de janeiro (quinta-feira)
15h30 – Encontro com responsável pelas Comunidades Itamaraty, Secretário Leonardo Gorgulho, no Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores
17h00 – Encontro com membros da Comunidade Portuguesa, na Chancelaria da Embaixada Portuguesa em Brasília
17h45 – Encontro com imprensa, na Chancelaria da Embaixada de Portugal em Brasília

27 de janeiro (sexta-feira)
16h00 – Visita ao Liceu Literário (Rua Pereira da Silva, nº 310 e 322, Laranjeiras, Rio de Janeiro)

28 de janeiro (sábado)
11h00 – Visita guiada ao Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, pelo Presidente da Associação Luiz de Camões (Rua Luís de Camões nº 30)
17h00 – Encontro com a imprensa, na Casa do Minho (Rua Cosme Velho 60, Rio de Janeiro)

29 de janeiro (domingo)
10h00 – Visita ao Espaço Cultural da Marinha – Rio de Janeiro (Praça XV, na Orla Conde – Boulevard Olímpico) e ao monumento do centenário da Primeira Travessia aérea do Atlântico Sul

30 de janeiro (segunda-feira)
09h00 – Encontro com autoridades locais, Governo Estadual de São Paulo, Palácio dos bandeirantes, Av. Morumbi, 4500
11h00 – Encontro com autoridades locais, Prefeitura de São Paulo, Viaduto do Chá, 15
12h30 – Casa de Portugal – Encontro com dirigentes de Movimento
Associativo e outros representantes das comunidades seguido de almoço (Av. da Liberdade, 602 – 01502-001 – São Paulo)

31 de janeiro (terça-feira)
10h – Visita à Casa Ilha da Madeira de São Paulo – no bairro Mandaqui em São Paulo
18h00 – Recepção com empresariado português e brasileiro na Câmara de
Comércio Luso-Brasileira – São Paulo (Rua Cincinato Braga, 434, SP)
1º de fevereiro (quarta-feira)
11h00 – Encontro com autoridades locais, Prefeitura de Santos
12h00 – Visita ao Museu Rei Pelé/ Panteão dos Andradas

02 de fevereiro (quinta-feira)
11h00 – Encontro com autoridades locais, Governo Estadual de Minas Gerais, Rua Israel Pinheiro 2015 (Centro), Gov Valadares, MG
15h00 – Encontro com autoridades locais, Prefeitura de Belo Horizonte, Fuad Noman (Prefeitura, Av. Afonso Pena 1212, Belo Horizonte)
17h00 – Encontro com a direção da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, Hotel Radison – Rua Lavras 150, Belo Horizonte, MG, 30330-010
19h00 – Visita às instalações do Centro da Comunidade Luso-Brasileira e encontro com a sua direção (Rua de Curitiba, 746 Centro, Belo Horizonte)

03 de fevereiro (sexta-feira)
15h00 – Encontro com autoridades locais, Governo Estadual da Bahia, Jerônimo Rodrigues (Governadoria, 3.ª Avenida, Centro Administrativo)
16h00 – Encontro com autoridades locais, Prefeitura de Salvador (Prefeitura, Praça Municipal, Palácio Thomé de Souza)
18h00 – Receção à comunidade portuguesa (Rua Desembargador Plínio Guerreiro n.º 144, Parque Lucaia Rio Vermelho)

04 de fevereiro (sábado)
09h30 – Visita ao Gabinete de Leitura de Salvador (Praça da Piedade, São Pedro)
11h00 – Visita ao Hospital Português da Bahia (Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida)
16h30 – Visita à Casa Jorge Amado (Rua Alagoinhas, n.º. 33, Rio Vermelho)

Fonte: Mundo Lusíada

A noite de 14 de abril de 2025 foi marcada por emoção, gratidão e memórias quando a Casa de Portugal de São Paulo inaugurou o Hall Monumental Comendador António dos Ramos, espaço dedicado à memória do mais longevo presidente da instituição, falecido no ano passado.
O ato solene comemorativo pela importante data de 22 de abril, “Dia do Descobrimento do Brasil” e da “Comunidade Luso-Brasileira” emocionou toda comunidade luso-brasileira presente. Tudo aconteceu no dia 27 de abril, domingo, na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã, que teve início às 11h30. Bom ressaltar que todos os participantes ficaram muito orgulhosos e mais unidos com este grandioso evento do nosso Conselho.
Com o reconhecimento pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) cinco de maio é o dia mundial da Língua Portuguesa. Trata-se de um marco importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em nove países. Trata-se do quinto idioma mais usado no mundo, o terceiro no Ocidente e o primeiro no Hemisfério Sul.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo