“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Prêmio Oceanos de Literatura anuncia dois vencedores a partir de 2023

De acordo com a Associação Oceanos e o Itaú Cultural, que administram o prêmio, destacaram que poderão ser inscritos romances, livros de poesia, de conto, de crônicas e obras de dramaturgia, editados em qualquer lugar do mundo desde que escritos originalmente em língua portuguesa e publicados entre o 1.º de janeiro e 31 de dezembro de 2022.

Pela primeira vez, porém, o prêmio terá inscrições divididas em duas listas, uma de poesia, outra de prosa (romance, conto, crônica) e dramaturgia, contando com júris específicos para a avaliação das obras e, portanto, o prêmio passa a ter dois vencedores, um para cada lista.

“O prêmio Oceanos tem organicidade e deixa ainda mais translúcida a diversidade dos povos e nações que conferem à nossa língua a sua força e beleza. Por isso o Oceanos precisa e é vocacionado a se adequar e ampliar os horizontes de todos as formas de escrever literatura em língua portuguesa”, disse Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú no comunicado. Manuel da Costa Pinto, curador brasileiro do Oceanos, considerou que a decisão de criar dois grandes campos também ocorreu naturalmente. “Após vários anos durante os quais livros de diferentes gêneros concorriam entre si, esta decisão decorre de uma percepção, consensual na teoria literária, de que a criação poética aponta para um trabalho formal diferente daquele que encontramos nas demais linguagens”, disse.

As inscrições são gratuitas e o regulamento completo está disponível no sítio do Prêmio Oceanos na Internet. A edição 2022 do Oceanos teve 2.452 livros inscritos publicados em sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. O anúncio dos três vencedores – a portuguesa Alexandra Lucas Coelho, o moçambicano João Paulo Borges Coelho e a brasileira Micheliny Verunschk – aconteceu em Maputo, capital de Moçambique.

O Oceanos é realizado via Lei de Incentivo à Cultura pelo Ministério da Cultura do Brasil, e conta com o patrocínio do Banco Itaú e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas da República Portuguesa; com o apoio do Itaú Cultural, do Ministério da Cultura e do Turismo de Moçambique, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde e o apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Fonte: Mundo Lusíada

As entidades lusas estão sempre prontas para proporcionar lazer, cultura, entretenimento e alegria para a nossa comunidade. Encontros, arte, gastronomia, folclore e muita história estão à disposição dos interessados levando-se em conta a tradição e os costumes de nossa gente. Confiram.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 28 de novembro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos por presidente Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial: o jantar de confraternização de final de ano marcado para o dia 11 de dezembro de 2024.
A Ministra da Cultura de Portugal, Dalila Rodrigues, apresentou, no final de novembro, o programa de comemoração dos 500 anos da morte de Vasco da Gama no Mosteiros dos Jerônimos, em Lisboa, onde há um túmulo dedicado ao capitão da primeira armada europeia que alcançou à Índia e deu início à relação regular entre a Europa e o Oriente.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo