“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Com muito entusiasmo comunidade festeja o importante dia 22 de abril

De acordo com o presidente do CCLB, Manuel Magno, ” o importante dia 22 de Abril sempre aconteceu no Parque do Ibirapuera em São Paulo, onde está a estátua de Pedro Álvares Cabral. Todavia, neste ano, quando programamos a celebração, os atuais administradores do Parque comunicaram a cobrança de uma taxa de R$ 40 mil pelo uso do espaço, o que inviabilizou a realização”. Mesmo assim, o presidente agradeceu o empenho do vereador paulistano Marcelo Messias que se empenhou para a efetivação do evento no Ibirapuera, mas ao final também foi surpreendido com o valor da alta cobrança. Também no palco, ao lado do vereador e do presidente Magno, estava Denise Boni de Mattos – vice-presidente da Portuguesa. 

Em meio à sua fala pelo especial mês de Pedro Álvares Cabral para a comunidade, o presidente do CCLB enfatizou que o Descobrimento é o primeiro passo para evolução do homem e de uma nação. Seguindo na leitura de uma mensagem citando a histórica carta de Pero Vaz de Caminha, ressaltou que “a nossa comunidade é a essência do que somos: acolhedora, empreendedora e entusiasta pelos seus valores e nosso Conselho sempre trabalha para não deixar a data cair no esquecimento”. 

Um ponto alto desta noite, foi quando o Conselho prestou homenagens para cinco personalidades oferecendo a “Medalha Valentim dos Santos Diniz” para Marcelo Messias, Antonio dos Ramos, Antonio de Almeida e Silva, Antero Pereira e Antonio Carlos Castanheira (recebido pelo diretor da Portuguesa, Avelino Tomás). Isto porque, foi explicado ao público presente, que o histórico sobre a época da construção do Conselho começou pela iniciativa de um grupo de portugueses liderados pelo saudoso Valentim dos Santos Diniz (falecido em março de 2008) que presidiu o Conselho por 11 anos, seguido de Antonio dos Ramos, Antonio de Almeida e Silva e Manuel Magno Alves.

Este encontro foi finalizado com apresentação do Grupo Folclórico Raízes de Portugal da Associação dos Poveiros de São Paulo, com apresentação de Albino Vieira. Porta bandeiras dos Grupo Folclóricos de São Paulo também estiveram presentes representando praticamente todas as associações. São eles: Grupo Folclórico da Casa dos Açores, Casa de Portugal de São Paulo, Grupo Folclórico da Portuguesa de Desportos, Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello, Grupo Folclórico do Arouca SP Clube, Rancho Folclórico Português Aldeias da Nossa Terra do Arouca SP Clube, Grupo Folclórico Raízes de Portugal da Associação dos Poveiros de São Paulo, Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira Infanto Juvenil, Folclore e Etnografia da Região Autônoma da Madeira, Grupo Folclórico Lusitano e Grupo Folclórico da Casa do Minho de SP.

Antero José Pereira, presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) informa que já está tudo organizado para as festividades de 22 de Abril, dia da “Comunidade Luso-Brasileira” e do “Dia do Descobrimento do Brasil”. Também será comemorado o 25 de Abril, pelos 50 anos da “Revolução dos Cravos”.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou sua terceira reunião de Diretoria de 2024, em 27 de março, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, mostrou-se otimista pela notável presença de muitos diretores do Conselho interessados no fortalecimento da entidade.
Harmonizar vinho e chocolate pode se tornar uma excelente experiência uma vez que se compreenda como adequar a bebida aos chocolates e às sobremesas de Páscoa. O primeiro passo é entender a estrutura dos vinhos e dos chocolates que serão degustados à mesa, que podem ser ao leite, amargo, nibs de cacau, com frutas, castanhas ou chocolate branco, entre outras opções.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo